Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.
Os dois grandes conflitos que abalaram a Grécia foram as duas Guerras Médicas e a Guerra do Peloponeso.
Esta região da Jônia era colonizada pela Grécia, mas durante a expansão persa em direção ao Ocidente, Ciro, o Grande conquistou-a em 547 a.C.....
A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.
A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.
As guerras trouxeram conseqüência, sendo elas hegemonia de Atenas sobre as demais cidades gregas; revigoramento da democracia; decadência do Império Persa; formação da confederação de Delos e rivalidade entre Atenas e Esparta.
A Liga de Delos foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C..
Resposta. Atenas reforçou seu poder maritimo,ao mesmo tempo em que modernizou o exercito,preparando as cidades gregas para enfrentar os novos ataques persas. Esse periodo e conhecido como a idade do ouro de Atenas,quando a cidade viveu o seu auge economico,politico e militar.
Em 450 a.C., o tesouro da liga foi transferido de Delos para Atenas. Parte do dinheiro da liga foi gasto na reconstrução de Atenas, que atingiu seu máximo esplendor e transformou-se num império marítimo e comercial durante o governo de Pericles, que também foi responsável pela construção do partenon."
Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam: a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega. b) um recurso de expansão das colônias gregas. c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.