Os passos para cimentação de Faceta de Porcelana são: Lavagem abundante e secagem cuidadosa. Aplicação do sistema adesivo. Espatulação do cimento, preferencialmente dual, coloca sobre a faceta, e insere no dente. Esperar o cimento adquirir uma consistência mais firme, e remover os excesso mais grosseiros com sonda.
Composição: O estearato de zinco é uma mistura, em proporções variáveis, de estearato de zinco [Zn(C18H35O2)2] e de palmitato de zinco [Zn(C16H31O2)2]. Solubilidade: Insolúvel na água, no álcool, no éter e na acetona. Pouco solúvel a quente em água raz mineral, toluol, óleos vegetais minerais.
Os cimentos de ionômero de vidro convencionais podem ser indicados para o selamento provisório de cavidades, devido as suas propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária, liberação de fluoretos, paralisação do processo de cárie e baixo custo.
s cimentos de ionômero de vidro têm propriedades únicas, como biocompatibilidade, ação anticariogênica (devido à libertação flúor) e aderência à estrutura dental. Além disso, o coeficiente de expansão térmica do ionômero vidro é baixo e próximo aos valores da estrutura dentária.
Técnica de Trabalho: Coloca-se a quantidade de pó recomendado para cada caso sobre a placa de vidro ou bloco de papel. Divide-se o pó em duas metades. Goteje o líquido com o frasco na posição perpendicular. Aglutina-se a primeira metade do pó ao líquido e manipula-se 1 por 15 segundos.