Um Diagnóstico de Enfermagem (DE) é uma frase padrão descritiva sobre o estado de saúde de um cliente (que pode ser um indivíduo, uma família, ou uma comunidade em geral) utilizado pelos enfermeiros. A função do diagnóstico de enfermagem é facilitar o cuidado da enfermagem.
O principal objetivo da NANDA-I é padronizar a linguagem dos diagnósticos de enfermagem, de forma que os enfermeiros do mundo todo utilizem os mesmos termos e categorizações para o cuidado.
A Taxonomia II proposta pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA)
Os testes clínicos de campo evidenciaram a necessidade de ligação NANDA, NIC e NOC(8). A NANDA International desenvolveu uma terminologia comum NANDA-NIC-NOC (NNN), para relacionar diagnósticos, intervenções e resultados(2). Foi desenvolvida através da aliança NNN, da NANDA International, da NIC e da NOC.
A NIC é uma taxonomia que inclui atividades realizadas pelos enfermeiros. Foram consultadas as bases de dados Lilacs, Medline e realizado levantamento manual no Centro de Classificação em Enfermagem da Universidade de Iowa - College of Nursing, além da inclusão de uma tese obtida em acervo particular.
As taxonomias ou sistemas de classificação são conhecimentos estruturados nos quais os elementos de uma disciplina são organizados em grupos ou em classes com base em suas semelhanças. ... Existem vários sistemas de classificação de enfermagem.
Tipos de Diagnósticos de Enfermagem
O domínio é a esfera de conhecimentos, exemplos de domínios na NANDA- -II: Nutrição, Eliminação e troca, Atividade/repouso, Enfrentamento/tolerância ao estresse, Promoção da saúde, Percepção/cognição, autopercepção, papéis e rela- cionamentos, Sexualidade, Princípios da vida, Segurança e Proteção, Conforto e ...
São Paulo: ARTMED , 2010. North American Nursing Diagnosis Association International. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2009 - 2011. Porto Alegre (RS): Artmed; 2010.
1982