O crescimento da altura uterina foi, em média, 0,7 cm/semana. Os valores médios de altura uterina deste estudo mostraram-se estatisticamente diferentes, quando comparados a outras curvas de altura uterina.
É medida desde a sínfise púbica (osso da púbis) até o o topo do útero. Após 20 semanas de gravidez, a medida da altura uterina frequentemente coincide com o número de semanas de gestação. Por exemplo, se você está grávida de 27 semanas, seu médico espera que sua altura do fundo seja de aproximadamente 27 centímetros.
1A altura uterina é usada para avaliar o crescimento do bebê intra útero através de uma fita métrica, se está adequado à idade gestacional. 2A altura uterina começa a ser medida por volta de 16 semanas e em alguns casos com 20 semanas pois é nessa idade gestacional que o útero começa a se destacar.
O ovário tem mais ou menos 9 cm³. O ovário policístico chega a ter 20 cm³, quer dizer, o dobro do volume.
O volume uterino foi calculado pela fórmula: DL X DAP X DT X 0,45.
A causa mais comum de aumento do volume menstrual são os miomas ou leiomiomas. Tumores malignos podem aumentar o tamanho do útero. O aumento do volume uterino nem sempre requer tratamento cirúrgico. Algumas medicações hormonais e anticoncepcionais podem ser usadas no tratamento.