Este movimento da sociedade chamamos “cidadania ativa”, que se distingue da cidadania passiva, aquela outorgada pelo Estado, com a idéia moral da tutela e do favor. A cidadania ativa requer a participação na esfera pública, portanto, a relação com outros atores, com interesses divergentes e diversos.
aos jovens entre 16 e 18 anos é facultado o exercício da cidadania passiva. somente aos 30 anos o brasileiro atinge a cidadania plena.
Na cidadania passiva as pessoas não se importam com o que está ocorrendo, de modo que tudo o que está ocorrendo não é com eles. Sendo assim eles estão pouco se importando para o que esta acontecendo na sua rotina e até mesmo para as coisas presentes no seu pessoal.
Cidadão ativo é aquele que integra, se compromete e se envolve em todos os assuntos da comunidade em que vive. Cidadão passivo é um cidadão neutro, omisso e conivente é um sujeito mais individualista, só reage quando algo o afeta diretamente ou atenta contra seus direitos.
É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
Olá! O cidadão é basicamente a menor unidade da sociedade, é seu papel cumprir com os seus deveres e usar os seus direitos, exercer a cidadania, que é se manter firme e não quebrar as regras da sociedade.
eles inventaram o despertador, olimpíadas, geometria, filosofia, democracia...
Quando se afirma que gregos inventaram a política tal como a conhecemos hoje em dia, se quer dizer que:I. Dizer que os gregos inventaram a política não significa dizer que, antes deles, não existiam o poder e a autoridade, mas sim que inventaram o poder e a autoridade políticos propriamente ditos.