Segundo o filósofo Jean-Jacques Rousseau, “o ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe” a corrompe”. A frase nos leva a perceber que as ações do ser humano não passam de um reflexo do meio em que o sujeito indivíduo vive e se constrói.
Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.
Filósofos Iluministas. No Iluminismo, os principais filósofos foram: Locke, Montesquieu, Voltaire e Rousseau. As idéias desses filósofos foram o lema que dirige a sociedade burguesa: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. É com estes filósofos que se forma toda a estrutura social que vivemos hoje = a sociedade burguesa ...
Resposta. Resposta: Sim. Hoje em dia a liberdade política, religiosa e até a liberdade de expressão são motivos de brigas e desavenças .
Resposta:Os iluministas acreditavam que a razão é inerente ao ser humano. ... O movimento de ideias ocorrido no século XVIII, na Europa Ocidental, ficou conhecido como Iluminismo, Século das Luzes, ou ainda Ilustração. A origem do nome vem do latim “lumini” que quer dizer luz.
Para trazer a luz à sociedade, os iluministas defendiam o liberalismo, a igualdade entres os cidadãos, o forte racionalismo, um Estado laico e a busca autônoma por conhecimento.
Levantando questões filosóficas que pensavam a condição e a felicidade do homem, o movimento iluminista atacou sistematicamente tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade.
A burguesia apoiou o iluminismo pois era uma teoria que os beneficiava, retirando poder da Igreja Católica e também responsável pela limitação do poder do monarca.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
A falta de um líder para combater os povos vizinhos que invadiam suas terras fez com que a burguesia precisasse de um sistema de governo centralizado em uma pessoa, pois essa pessoa traria a paz em seu território, além de expandir a negociação entre povos.