Diz-se daquilo que tem o valor do que representa ou do ato em si; 4. Que é umbrátil, metafórico ou alegórico.
O valor simbólico agrega-se ao valor funcional dos objetos de consumo e atende a um objetivo claro, segundo Baudrillard (1968), que é o de acompanhar as mudanças das estruturas sociais e interpessoais. Assim, o consumo simbólico pode ser aliado à construção da identidade não apenas do indivíduo, mas de sua sociedade.
I – A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias. CORRETO. Como exemplo, podemos destacar as músicas (mais variados estilos), videoclipes e shows. II – O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos.
Sua relação com o capitalismo é que ela é usada para tornar a sociedade a crítica, formando conceitos do belo e do feio, e assim induzindo a sociedade a consumir tudo o que a indústria produz, cada vez mais. As propagandas da TV são um exemplo, pois elas nos induzem a comprar tudo o que aparece nela.
industrialização e quando se produz algo pra gerar lucro . É e indústria cultural e quando se preserva algo da cultura de algum lugar . Enfim, creio que ambas estão lado a lado pois é como se a cultura virasse mercadoria e tudo passasse a ser comprado ! ... Significa que se passou a produzir arte com a finalidade do lucro.
Ao promover a massificação e a transformação da cultura em mercadoria, a Indústria Cultural fomentou o surgimento da cultura de massa. Junto aos meios de comunicação, ela sustenta a veiculação da cultura de massa, que é direcionada para o consumo pelo máximo de pessoas possível, em todas as esferas sociais.