As Esferas Sociais, denominadas como "campo" por Bourdieu e por "esferas", por Weber, são concebidas nessa obra como subdivisões da classe intelectual, formando suas frações de classe, tal como a esfera artística, a esfera científica, a esfera técnica, a esfera jurídica, a esfera religiosa, entre outras.
O que são essas “esferas”? São os campos das atividades humanas centrais que organizam as ações humanas em sociedade, por meio dos discursos e práticas. Mikhail Bakhtin, em “Os gêneros do discurso”, cita alguns exemplos de comunicação cultural mais complexa: comunicação artística, científica, sociopolítica.
Segundo Bakhtin são três os elementos que definem o gênero: o conteúdo temático, o estilo e a forma composicional. ... As esferas discursivas, por meio de suas coerções, determinam o conteúdo temático de um gênero ao delimitar o seu campo de atuação na sociedade.
Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas. ... Como sabemos, esses documentos orientam as práticas e estratégias de ensino de línguas no país.
Escolar: ata, relato histórico, cartezes, relatório, debate, regrado, relatos de experiências, diálogo/discussão argumentativa científica, exposição oral, resenha, júri simulado, resumo, mapas, seminário, paestra, texto argumentativo, pesquisas, texto de opinião, verbetes de enciclopédia.
Vamos ver alguns exemplos: Poesia, reportagem de jornal, propaganda, anedota, bula de remédio, resumo, carta, bilhete, e-mail, e tem outros mais, pois toda forma de se comunicar exige um gênero textual, cada ocasião pede uma forma diferente.
Cada texto possuiu uma linguagem e estrutura. Note que existem inúmeros gêneros textuais dentro das categorias tipológicas de texto. Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.