A doença é dividida em epididimite aguda e epididimite crônica. A primeira é caracterizada pela inflamação, dores e edemas no epidídimo. Já a segunda apresenta dores constantes por mais de 6 semanas. Em alguns casos, a versão aguda pode evoluir para a epididimite crônica.
O epidídimo estende-se longitudinalmente na borda posterior do testículo. Ele apresenta uma dilatação superior que ultrapassa o pólo superior do testículo, que é denominada cabeça; um segmento intermediário que é o corpo e, inferiormente, uma porção mais estreitada, que é a cauda do epidídimo.
As causas mais comuns da epididimite são as bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis em homens mais jovens e adolescentes, e os bacilos coliformes Gram-negativos nos homens mais velhos. A sensibilidade afeta o epidídimo e muitas vezes o testículo.
A orquite é geralmente tratada com repouso no leito, analgésicos e aplicação de bolsas de gelo sobre o escroto. Infecções bacterianas são tratadas com os devidos antibióticos.
Tratamento de Epididimite Podem passar algumas semanas até que os sintomas comecem a desaparecer. Para aliviar a dor, pode ser recomendado usar suportes atléticos para a região, descansar, aplicar compressas de gelo e fazer uso de medicamentos para dor prescritos pelo médico.
O que fazer: geralmente não é necessário tratamento, no entanto se existir dor é importante ir ao hospital ou consultar um urologista para iniciar o tratamento com remédios analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona.
Como tratar: normalmente são usados remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, para aliviar os sintomas. Mas também é necessário fazer repouso e beber bastante água durante o dia para ajudar o corpo a eliminar o vírus.
Geralmente melhora em 2 semanas, casos mais graves podem levar até um mês para melhorar.
Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.
COMO FAZER A MASSAGEM TESTICULAR Use o seu polegar e os demais dedos. Segure os testículos pela base e puxe-os para baixo enquanto desenvolve a massagem. Mantenha este movimento por cerca de três minutos. Na sequência, pressione levemente os seus testículos, sempre mantendo os movimentos da massagem.
Os sintomas que poderiam indicar uma DST oral incluem: