1º passo: Faça o curto circuito novamente para liberar qualquer resto de energia elétrica que esteja armazenada no capacitor. 2º passo: Coloque o multímetro na escala de continuidade, e coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e espere alguns segundos para que ele possa ser carregado.
Os capacitores levam um pequeno tempo para serem carregados completamente, entretanto, sua descarga geralmente é rápida. Por isso, os capacitores são largamente usados em dispositivos eletrônicos que demandam grandes intensidades de corrente elétrica, como aparelhos de som de alta potência.
Quando associamos capacitores em série, a sua capacitância é dada pela relação produto pela soma, quando associados em paralelo, as suas capacitâncias somam-se.
Realmente, ligando dois capacitores em paralelo as capacitâncias se somam, e você terá 10 µF. A tensão máxima que pode ser aplicada a eles, ainda será 25 V. Ligando em série, a capacitância será 2,5 uF e como as tensões se dividem, você pode aplicar até 50 V.
k) Para medir capacitância superior a 100µF, você poderá usar o seguinte procedimento: Primeiro pegue um capacitor que dê uma leitura próxima a 100µF, anote este valor como “Cref”, depois ligue-o em série com o capacitor de valor superior a 100µF e meça o valor resultante, anotando-o como “Ctot”.
Os capacitores, em geral, estouram caso a tensão sobre eles exceda a tensão que eles foram projetados para suportar, no caso dos eletrolíticos eles também irão estourar (ou "apenas" inchar e esquentar bastante) caso forem ligados com sua polaridade invertida.
Capacitor de partida 12uF 250V para motor de portão eletrônico, deslizante ou basculante, utilizado em motores 220V.