Os ciclos, cujo nome original em inglês é PDSA (Plan, Do, Study and Act), traduzidos na literatura como ORCA (Organizar, Realizar, Clarificar e Atuar) ou PFEA (Planejar, Fazer, Estudar e Atuar), são ferramentas para testar e implementar mudanças no ambiente de trabalho, orientar o processo de uma mudança para ...
O termo Six Sigma, tem origem do “sigma”, um símbolo que, em qualidade, significa uma medida de variabilidade utilizada para indicar quanto dos dados apresentados se inserem nos requisitos dos clientes.
Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. Dentro desse conceito existem metodologias, ferramentas, entre outros aspectos muito importantes e que fazem a diferença na produção de empresas.
Como surgiu a metodologia Seis Sigma?
O Seis Sigma (ou Six Sigma, em inglês) é uma ferramenta internacionalmente reconhecida e amplamente utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, garantir custos de operação menores e, consequentemente, aumentar os lucros.
Outra coisa interessante é que não há menção sobre Lean nas definições de Kaizen encontradas, sendo estes dois, metodologias diferentes, já que o kaizen é considerado uma técnica de implantação de melhorias dentro da empresa e o Lean, uma técnica de localização e eliminação dos desperdícios do fluxo de valor.
Por ser uma metodologia ampla e completa, existem diferentes níveis de aprofundamento e conhecimento, que são comumente divididos em White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt.
Dentro desta metodologia estão os Yellow Belt. Profissionais em determinado nível de capacitação e competência que irão, de acordo com os processos estabelecidos, gerir atividades complexas e traçar melhorias para obter resultados positivos ao final de cada jornada.
Yellow Belt – Conhecimento das ferramentas de melhoria e controle de projetos; Green Belt – Desenvolvimento na prática de melhorias usando ferramentas e técnicas; ... Master Black Belt – Mestre em todas as técnicas, treinamento, orientação e liderança de projetos.
Os belts são especializados no cultivo de determinados produtos, como trigo, milho, algodão, frutas, culturas tropicais. Merecem ainda destaque as produções de soja, tabaco, laranja e gado bovino.