“A perpetuação da espécie humana, assim como de toda espécie sexuada, é garantida pela reprodução gâmica, na qual as células especializadas – os gametas – são formados pelo processo de meiose. Tal processo assegura, também, a variedade da espécie e a manutenção do número cromossomial da mesma.”
A reprodução é uma característica dos seres vivos. ... A partir dela, novos indivíduos são gerados e assegura-se a perpetuação das espécies. É por meio da reprodução que as informações genéticas são transmitidas entre as gerações.
Vantagens da reprodução sexuada Isto ocorre porque durante a gametogênese (processo de formação dos gametas) ocorre a meiose, onde o número de cromossomos da célula é dividido ao meio e ainda ocorre um processo denominado crossing over, onde há a quebra desses cromossomos e uma troca de genes entre eles.
Esta reprodução permite uma variabilidade das espécies, pois há recombinação genética. ... A reprodução sexuada garante uma maior variabilidade genética devido a ocorrência do crossing over durante a meiose , no qual consiste no rearranjo no material genético. Quando a reprodução ocorre de forma assexuada, isso não ocorre.
Podemos afirmar que a finalidade de reprodução está relacionada a perpetuação da espécie dando origem, de preferência, a descendentes férteis e assim proporcionando a continuidade da espécie, ou seja, para que este não entre em extinção.
A reprodução em si é importante para perpetuar a existência da especie, e ela pode ser feita de duas formas de acordo com a especie falada, de forma assexuada e sexuada. A vantagem obtida na reprodução sexuada é a variabilidade genética.
A reprodução é um processo através do qual os seres vivos dão origem a seus descendentes, garantindo a perpetuação da espécie. ... Na reprodução assexuada, que depende apenas de um indivíduo, os descendentes são geneticamente idênticos aos pais.
A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. ... Ela costuma ser dividida em duas categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada.
Reprodução, em biologia, refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie. Todos os (organismos) vivos resultam da reprodução a partir de organismos vivos pré-existentes, ao contrário do postulado pela teoria da geração espontânea.
As bactérias apresentam dois mecanismos de variabilidade genética: a mutação e a recombinação gênica. A recombinação gênica ocorre por três tipos de mecanismos: a transformação, a conjugação e a transdução. A transformação é a incorporação de DNA livre pela célula bacteriana.
Esses processos são conhecidos como recombinação genética em bactérias e podem ocorrer de 3 formas básicas: transformação, transdução e conjugação.