Ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, ou seja, a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo.
Diferente das Ciências Humanas, as Ciências da Natureza ou Ciências Naturais não tem como objeto de estudo o comportamento humano em sociedade ou suas invenções, mas sim os aspectos físicos, químicos e biológicos dos seres vivos e do meio ambiente. A biologia é a ciência que estuda os seres vivos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (MEC/1997) indicam que são quatro os blocos temáticos propostos para o ensino fundamental, a saber: Ambiente; Ser humano e saúde; Recursos tecnológicos; e Terra e Universo.
O ensino de ciências naturais deve permitir que o aluno se aproprie do processo de produção do conhecimento científico e do conhecimento que envolve a ciência e a tecnologia, bem como de suas implicações na sociedade.
Trata-se de um perfil docente que se destaque pela postura ética, espírito crítico, autonomia intelectual, visão interdisciplinar e atitude de permanente reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem.
O que ensinar em Ciências
A pesquisa contribui para a geração de conhecimento e para o desenvolvimento da humanidade. ... A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas.
Ao estudar a ciência, uma criança passa a ter maior conscientização da importância de ações que preservem o planeta em que vivemos, já que ela compreende que tudo está interligado.
O ensino de ciências deve unir o conhecimento que o aluno carrega consigo, permitindo que eles explorem, investiguem através de experiências no ambiente que ele está inserido. ... É por meio do ensino de Ciências que se pode compreender, questionar o mundo e sua forma de transformação.