O que prega a Emenda Constitucional Nº 15: a) O Artigo 170 diz que o Estado “prestará assistência financeira a alunos matriculados em Instituições de ensino superior legalmente habilitadas a funcionar no Estado de Santa Catarina” e no parágrafo único estabelece o percentual mínimo de 5%.
O artigo 170 da CF/88 dispõe como fundamentos da ordem econômica a valorização do trabalho humano e a livre iniciativa, ambos considerados, ainda, fundamentos da República Federativa do Brasil (art. 1º, inc. IV, CF/88)./span>
É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.
Estar cursando a primeira graduação e/ou ser estudante portador de diploma de licenciatura curta, perfil que possui o amparo do Artigo 170 da Constituição do Estado; Ser estudante beneficiário do Financiamento Estudantil – FIES até o limite de 75%; Realizar a inscrição no programa no período determinado pelo edital./span>
As bolsas UNIEDU favorecem a inclusão de estudantes no ensino superior, os quais devem atender aos requisitos estabelecidos na regulamentação dos programas e estar matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, nas instituições de ensino superior habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho ...
Quanto menor for o resultado obtido com o cálculo, maior é o índice de carência do aluno. A portaria estabelece que o estudante será beneficiado com as bolsas do Uniedu conforme classificação publicada pela instituição de ensino superior, que deve considerar o Índice de Carência como fator preponderante para a seleção./span>
RESOLVE: Art. 1º - Definir os itens que serão considerados para o cálculo do índice de carência (IC), o peso atribuido a cada resposta, bem como a fórmula para o cálculo do referido índice. Oli Parágrafo único - Fica definido que quanto menor for o resultado obtido, maior é o indice de carência.
Somente com a atualização do cadastro UNIEDU você retornará para a fila de concessão de bolsas UNIEDU. Importante: O primeiro acesso de cada semestre deve ser feito pelo menu "Fazer Cadastro" e os acessos posteriores pelo menu "Alterar Cadastro".
Não houve recurso apresentado dentro do prazo previsto no Edital 1010/SED/2019, portanto considera-se o resultado publicado no dia como definitivo. Florianópolis, - Comissão ad hoc UNIEDU/FUMDES.
Cronograma Primeiro Semestre UNIEDU 2021 - Etapas já encerradas: De 11/02 a 09/03 - Módulo alunos aberto para novos Cadastros, Recadastros e comprovantes. Módulo IES aberto para consultas. De 18/02 a 09/03 - Módulo IES aberto para renovações (análise e confirmação das possíveis renovações de bolsa).
As inscrições para o processo seletivo do UNIEDU 2021/1 já estão abertas no site do UNIEDU até 9 de março. Obs.: há dois tipos de bolsas a escolher, bolsa de pesquisa e bolsa de estudo (veja adiante mais informações)./span>
O UNIEDU é um programa de bolsas universitárias do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria de Estado da Educação, com recursos previstos na Constituição Estadual para atendimento aos estudantes da educação superior.
Para concorrer às bolsas de estudo UNIEDU você obrigatoriamente deve estar matriculado(a) em uma Instituição de Ensino Superior cadastrada na Secretaria de Estado da Educação.
Para concorrer a uma bolsa, o estudante deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni, e obter a nota mínima nesse exame, estabelecida pelo MEC.
No caso de bolsas integrais, o ProUni paga 100% da mensalidade para a faculdade. Quando a bolsa é parcial, o ProUni paga 50% e o estudante paga 50% da mensalidade para a universidade. Ao se formar, o bolsista do ProUni (parcial ou integral) não precisa devolver o valor pago pelo Governo. Você vai participar do ProUni?
Um desempenho de 450 pontos no Enem e nota maior do que zero na redação são suficientes para fazer a inscrição do ProUni. No entanto, para passar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, é fundamental ter uma nota bem superior ao mínimo exigido.
Critérios para concorrer à bolsa de 100% no Prouni Além disso, é preciso ter feito a edição mais atual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido uma média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e maior que zero na redação./span>
É permitido concorrer a uma bolsa do ProUni quantas vezes o candidato quiser, desde, claro, tenha feito o Enem mais recente (com a pontuação mínima necessária) e se encaixe nas exigências de escolaridade e renda. No entanto, isso só vale para quem não tem diploma de nível superior.
Dá para acumular pontos no Enem? Infelizmente, não. Todos os processos seletivos que usam a nota do Enem aceitam o desempenho de uma única edição. Não dá, por exemplo, para selecionar as melhores notas de redação e provas objetivas de exames diferentes do Enem para fazer um ?