O músculo é inervado pelos ramos temporais profundos do nervo mandibular. Essa musculatura tem como ações principais a elevação da mandíbula, movimento em que ela é deslocada dorsalmente e fecha a boca, ou a retração, quando suas fibras posteriores movimentam a mandíbula para trás, trazendo-a a sua posição original.
O músculo temporal é descrito como um músculo da mastigação, classificado como um músculo em leque, sendo citado normalmente o seu feixe superficial, com origem na fossa temporal e inserção no processo coronóide.
Ele se origina da fossa temporal, uma grande depressão no lado do crânio, e da fáscia temporal, que cobre completamente a superfície do músculo.
Músculo Temporal Ele se origina da linha temporal inferior, que se encontra no interior da fossa temporal. Suas fibras convergem em um formato de leque por toda a fossa, e se inserem no processo coronóide da mandíbula.
A fossa temporal serve como local de origem para o músculo temporal. Ele se origina das bordas superior, anterior e posterior da fossa temporal, e encontra-se no interior de sua concavidade, conforme as fibras musculares se direcionam para o seu ponto de inserção, que se encontra sob o arco zigomático.
O ligamento temporomandibular está localizado no aspecto lateral da cápsula, e sua função inclui a prevenção de deslocamento lateral ou posterior do côndilo. O ligamento estilomandibular se origina do processo estiloide e se insere no ângulo da mandíbula. Ele é responsável por permitir a protrusão da mandíbula.
A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.
A ATM se movimenta em três direções; mo- vimento para cima e para baixo, resultando na abertura e fechamento da boca; realiza movimento de protrusão e retrusão e de lateralidade; durante estes movimentos ocorre a rotação e translação mandibular.