O método sintético estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado por letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra. Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico.
Para esse conjunto de métodos denominados sintéticos, propõe-se um distanciamento da situação de uso e do significado, para a promoção de estratégias de análise do sistema de escrita. Os métodos analíticos partem do todo para as partes e procuram romper radicalmente com o princípio da decifração.
* Listas que contêm palavras que as crianças já tem de memória. Por exemplo: lista de nomes dos alunos e palavras que estão sendo trabalhadas (banco de palavras). * Importante para construir os conceitos de ano, mês, semana, dias… Pode incluir o clima (como está o tempo hoje?).
Os ambientes devem ser planejados de forma a satisfazer as necessidades da criança, isto é, tudo deverá estar acessível à criança, desde objetos pessoais como também os brinquedos, pois só assim o desenvolvimento ocorrerá de forma a possibilitar sua autonomia, bem como sua socialização dentro das suas singularidades.
Materiais Se tiver um armário, organize-o de modo a encontrar facilmente os objetos que usa com maior frequência. Letras móveis Deixe-as ao alcance dos alunos. Elas serão muito úteis nas atividades de alfabetização. Kit de matemática Reúna calculadoras, medidores, materiais de contagem e régua.
O que não pode faltar na sala de Educação Infantil?