A metafísica é um ramo da filosofia que estuda os problemas centrais do pensamento filosófico, ou seja, o ser como tal, absoluto, Deus, o mundo, a alma. Nesse sentido, as tentativas de descrever as propriedades, princípios, condições e causas profundas da realidade e seu significado e propósito.
No século XVIII a metafísica era considerada equivalente a uma explicação racional da realidade e no século XIX à pura especulação perante o caráter positivo das ciências.
A metafísica não visa um fim prático, mas o conhecimento dos princípios ou causas primeiras. ... Sendo uma ciência que tem um valor em si mesma, não dependendo de resultados práticos, é superior a todas as outras.
c) A filosofia platônica pode ser considerada uma metafísica, no sentido de que Platão considerou que a essência verdadeira da realidade situa-se no mundo inteligível.
Platão acreditava que o mundo perfeito era o das ideias. Porém, o que existe é o concreto e o material. Aristóteles trouxe para dentro do objeto material as idéias, e ele rejeitava o dualismo platônico. Cada ser traz a qualidade que o define, isto é, uma essência.
A importância da metafísica no pensamento grego se dá por meio da examinação a natureza fundamental da realidade. A metafísica é responsável por estudar a existência do ser, de forma a buscar uma interpretação de diversos fatores, como: mundo; ... O que faz que a metafísica seja um amplo campo de estudo na filosofia.
A metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo estudo da existência do ser. Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade.
Resposta. A metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo estudo da existência do ser. Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade. A palavra metafísica vem do grego e o prefixo “meta” significa “além de”.
Na teoria metafísica aristotélica destaca-se o que chamamos de Teoria das Quatro Causas. São elas as causas: material, formal, eficiente e final.
Para ele tudo requer pelo menos Quatro Causas para existir: causa material, causa formal, causa eficiente e causa final. Veja aula gratuita. Entenda o pensamento do grego Aristóteles e a Metafísica: Você já se perguntou do que somos feitos, porque temos essa forma, quem nos criou e qual a nossa finalidade?
Na verdade, Aristóteles distingue a existência de quatro causas diferentes e complementares:
Para ele a matéria é modificada ou chega ao seu presente estado pelo fruto de um efeito dominó (κίνησις, kinesis, movimento, moção ou mudança) na qual atuam as quatro causas. Assim, Aristóteles integra à matéria o mundo das formas ou ideias e a finalidade, τέλος, telos.
Aristóteles acreditava que toda pergunta deveria ser respondida com um por quê, e estipulou quatro causas, ou seja, possíveis grupos para essas perguntas....Resposta
Causa formal: é a forma física e conceitual que um determinado ser ou objeto possui. Tudo tem uma forma que o define.
Aristóteles chamava "categoria do ser" aos predicados gerais atribuídos ao ser, correspondendo, então, às distintas classes do ser, distintas classes de predicados. ...
Aristóteles considera a existência de nove categorias com as quais se diz sobre o ser....São elas:
A lógica consiste na ciência do raciocínio. ... As propriedades da lógica dizem respeito ao tempo e sua respectiva compreensão. E as categorias lógicas são divididas em: instrumental, doutrina da prova, temporal e geral, formal, normativa e propedêutica.
Tipos de conhecimento
Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
Conhecimento científico, teológico e filosófico.
O que é o Conhecimento religioso: O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais. Por esse motivo, o conhecimento religioso apresenta explicações dogmáticas que não podem ser refutadas.
O conhecimento teológico ou religioso é aquele baseado nos estudos da religião. ... Dentre alguns exemplos de conhecimento religioso, podemos citar a vinda de Jesus Cristo dentre os homens. Para os católicos, Jesus é filho de Deus. Ele veio a Terra cumprir sua missão e espalhar o amor.
O conhecimento religioso implica na crença de verdades obtidas de forma divina ou sobrenatural, e desta forma são geralmente infalíveis e cujas evidências, sendo geralmente relegadas a fé ou crença pessoal. Assim conhecimento religioso se baseia em dogmas que não podem ser refutadas nem submetidas á analise científica.