Porque ela se localiza nas áreas próximas aos Trópicos de Câncer e Capricórnio. O clima subtropical é quente e a variação anual da temperatura. As chuvas são abundantes sendo bem distribuída o ano todo Nesse ambiente há a maior variabilidade de vegetais e plantas do planeta.
A região sul é a mais fria do Brasil porque é a região mais distante da linha do Equador. O planeta Terra é dividido em diferentes zonas térmicas, sendo a zona onde se localiza a linha do Equador a mais quente porque a incidência dos raios solares nessa área é maior durante todo o ano.
O clima do Brasil é diversificado em consequência de fatores variados, como a fisionomia geográfica, a extensão territorial, o relevo e a dinâmica das massas de ar. Este último fator é de suma importância porque atua diretamente tanto na temperatura quanto na pluviosidade, provocando as diferenças climáticas regionais.
Clima da Região Sul Na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o inverno costuma registrar temperaturas abaixo de zero, com o surgimento de geada e até de neve em alguns municípios.
Características do clima da região Sul Por causa da chamada zona climática temperada do sul, o clima da região Sul é subtropical. Isso significa que as estações do ano são bem definidas – verões quentes e invernos rigorosos – há a presença de umidade e as chuvas são regularmente distribuídas durante o ano.
O inverno é a estação mais fria do ano. Durante os três meses de sua ocorrência, as noites são mais longas e os dias mais curtos devido ao ângulo de inclinação do planeta, diminuindo a incidência de raios solares nesse período. A principal característica do inverno: frio extremo.
A passagem das massas de ar frio é responsável pelas quedas nas temperaturas no país. Algumas regiões, como o Sudeste e o Sul, sentem com mais rigor essa queda. Já nas regiões Norte e Nordeste, a queda da temperatura não é muito brusca, mantendo-se entre 18 ºC e 36 ºC durante o inverno.
Neve e congelamento de rios, oceanos e lagos são comuns nestas áreas do planeta. - Nas regiões do planeta onde o inverno é seco, as árvores perdem as folhas, recurso usado para manter a pouca quantidade de água que possuem. - Em regiões de extremo frio, algumas espécies de animais hibernam durante o inverno.
O inverno é a melhor estação para quem deseja passar por cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos. Já que nos expomos menos ao sol, o clima frio contribui para um pós-operatório de sucesso. Além disso, procedimentos cirúrgicos nos seios e lipoaspiração, por exemplo, requerem uso de cinta no pós-operatório.
O inverno é caracterizado pela baixa temperatura, por dias curtos e noites longas e é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações e assim renovar o ciclo da vida.
Isso é porque a posição do sol está exatamente na linha do Equador. Porém, o sol, vai continuar se distanciando aparentemente para norte. A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas.
O inverno é uma das quatros estações do ano, considerada a mais fria entre elas devido às suas características, como baixas temperaturas, ventos fortes, chuvas e, em regiões muito específicas, podem aparecer neves e geadas.
“Quando a temperatura do ambiente está mais baixa que a do nosso corpo, perdemos calor e é isso que provoca a sensação de frio. Mas porque então nosso corpo não esfria até congelar? ... Ele apenas impede a perda de calor para o ambiente, por isso você sente menos frio! Quando sentimos calor, ocorre o contrário.
Primavera: de 20 de março a 21 de junho. Verão: de 21 de junho a 23 de setembro. Outono: de 22 ou 23 de setembro a 22 de dezembro. Inverno: de 22 de dezembro a 20 de março.
É isto que provoca as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Existe assim uma distribuição desigual de luz e de calor solar nas diversas partes da terra. Por isso, no verão, teremos mais luz e calor e, no inverno, menos luz e mais frio.
Por essa razão, a força da pressão atmosférica (o “peso do ar” sobre a superfície) contribui para que as temperaturas aumentem, pois as moléculas estão mais juntas e, assim, armazenam calor. Outro fator que faz com que as áreas mais baixas sejam mais quentes é a temperatura da superfície.
Resposta. Resposta: Em qualquer época do ano, as condições que ocorrem no hemisfério sul, em termos de luz e temperatura, são opostas às que ocorrem no hemisfério norte, ou seja, quando a terra está com o sul para o sol, o norte é frio e vice-versa.
O nosso planeta está realmente mais frio quando estamos mais próximos do Sol. Estranho mas verdade. A temperatura média de toda a Terra no periélio é cerca de 2,3 graus C mais baixa do que no afélio. Isso acontece porque continentes e oceanos não estão distribuídos uniformemente pelo mundo.
As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.
2) Altitude Quanto maior a altitude, mais frio será e quanto menor a altitude, mais quente. Isto ocorre, entre outros motivos, porque os raios solares chegam com certo comprimento de onda e ao refletirem de volta para o espaço mudam este comprimento.