Sal encontra a expressão do limite para a derivada de f(x)=x² em qualquer ponto x e a simplifica em uma expressão mais simples (spoiler: é 2x).
A derivada de 1/x é -1/x². Primeiramente, é importante sabermos a definição de derivada. A definição de derivada nos diz que .
Definição. A derivada de uma função y = f(x) num ponto x = x0, é igual ao valor da tangente trigonométrica do ângulo formado pela tangente geométrica à curva representativa de y=f(x), no ponto x = x0, ou seja, a derivada é o coeficiente angular da reta tangente ao gráfico da função no ponto x0.
Regras de derivação
Matemática. Dizemos que Derivada é a taxa de variação de uma função y = f(x) em relação à x, dada pela relação ∆x / ∆y.
Integrar significa determinar a função primitiva em relação a uma função anteriormente derivada, isto é, realizaremos uma operação inversa da derivação. Chamamos uma função F(x) da primitiva f(x) em um determinado intervalo, somente se para todo I temos F'(x) = f(x).
No cálculo, a integral de uma função foi criada originalmente para determinar a área sob uma curva no plano cartesiano e também surge naturalmente em dezenas de problemas da física, por exemplo na determinação da posição em todos os instantes de um objeto, se for conhecida a sua velocidade instantânea em todos os ...
Integrais indefinidas Da mesma forma que a adição e a subtração, a multiplicação e a divisão, a operação inversa da derivação é a antiderivação ou integração indefinida. Dada uma função g(x), qualquer função f'(x) tal que f'(x) = g(x) é chamada integral indefinida ou antiderivada de f(x).
Como se lê? A área A é a integral da função f(x), no intervalo [a,b], onde ∫ é o símbolo de integral, f(x) é o integrando, dx é a diferencial ou variável independente de integração e a e b são os limites de integração inferior e superior, respectivamente.
Dada uma função y = F(x), em que f '(x) é sua derivada, sabemos que a integral da derivada de f ' (x) é uma função F(x), sendo a integral dessa função igual a F(x) + C.
O cálculo diferencial e integral, também conhecido como cálculo infinitesimal ou simplesmente cálculo, é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área ...
Leibniz
Ou seja, são ferramentas que ajudam a calcular número muito pequenos, mas que são maiores que zero. ... O que o torna o cálculo infinitesimal tão versátil é a grande variedade de áreas em que pode ser aplicado, como na matemática, na física, na tecnológica e na economia.
Na Geometria, além do cálculo de áreas sob curvas como já vimos, podemos usar a Integral Definida para calcular comprimento de arcos e volumes; na Física, para calcular o trabalho realizado por uma força, momento, centros de massa e momento de inércia, além de várias outras aplicações.
Significado de Infinitesimal adjetivo Extremamente pequeno. Matemática Diz-se das grandezas infinitamente pequenas, ou consideradas como somas de acréscimos sucessivos infinitamente pequenos.
O Cálculo é considerado hoje uma das grandes conquistas intelectuais da Humanidade. Este curso tem por finalidade desenvolver sua capacidade de entendimento dos conceitos fundamentais do Cálculo e sua habilidade em aplicá-los a problemas dentro e fora da Matemática.
Significado de Cálculo substantivo masculino Resolução de problemas que envolvam números. Operação feita para achar o resultado da combinação de vários números; cômputo. [Aritmética] Arte de resolver problemas de aritmética elementar. Avaliação.
Cálculo ou calculo?
Cálculo renal e urolitíase são os termos médicos usados para designar as pedras nos rins. Os rins têm como função equilibrar o volume de água no organismo e filtrar algumas das impurezas que circulam na corrente sanguínea, produzindo a urina.
As complicações possíveis geradas pelo cálculo renal são infecção urinária, pois pedras nos rins podem levar ao acúmulo de bactérias no local. Existe também a possibilidade de lesão renal.
Os cálculos renais, ou pedras nos rins como são conhecidos, se formam quando a urina apresenta quantidades maiores de algumas substâncias como cálcio, ácido úrico e oxalato, que se agrupam e formam cristais que se transformam em pedras.
Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada. A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante.
O excesso de sódio é um dos maiores vilões dos rins, que é encontrado em alimentos salgados, frituras e, principalmente, em alimentos industrializados, enlatados....Alimentos que podem causar cálculos renais
O que fazer para expelir uma pedra no rim? Dieta balanceada, ingestão abundante de água e pouco sal na alimentação são as medidas mais eficientes para evitar as pedras.