O programa Grande Carajás foi criado pela Companhia Vale do Rio Doce durante o governo do presidente João Batista Figueiredo. Estendeu-se por uma região de quase um milhão de quilômetros quadrados na região amazônica cortada pelos rios Xingu, Tocantins e Araguaia, englobando terras do Pará e do Maranhão.
O Programa Grande Carajás (PGC), oficialmente lançado em 1982, tinha como objetivo realizar a exploração integrada dos recursos dessa província mineralógica, considerada a mais rica do mundo, contendo minério de ferro de alto teor, ouro, estanho, bauxita (alumínio), manganês, níquel, cobre e minérios raros.
O objetivo do programa era atender a exploração e o escoamento da produção mineradora e siderúrgica e atuar como catalisador para o desenvolvimento regional, Por outro lado, o projeto provocou conflitos indígenas, invasão de terras indígenas e quilombolas, superexploração das florestas e dos trabalhadores.
Resposta. O projeto Grande Carajás foi reivindicado durante a ditadura militar, que objetivava integrar a região norte ao país. Foi construída a usina hidrelétrica de Tucuruí, a estrada de ferro Carajás e o porto Ponta da Madeira, além da primazia quanto à exploração mineral da região.
As principais conseqüências ambientais do PSC estão associadas com o desflorestamento e a degradação de florestas tropicais. Adicional- mente, deve-se mencionar a poluição hídrica e aérea causadas nas áreas urbanas pelas atividades industriais induzidas pelo PSC.
Esses projetos foram classificados em quatro setores que correspondem ao mínero-metalúrgico, reflorestamento, agricultura e pecuária. (Idem, 1983, p. 58).
O depósito ferrífero da Serra dos Carajás contém 18 bilhões de toneladas de minério lavrável, constituindo-se no maior do mundo em 2013. Também há grande depósitos minerais de manganês, zinco, níquel, cobre, ouro, prata, bauxita, cromo, estanho, tungstênio e urânio.
A economia da Região Norte baseia-se no extrativismo vegetal (látex, açaí, madeiras, castanha) e mineral (garimpos de ouro, diamantes, cassiterita, estanho), além da exploração de minérios em grande escala, como na Serra dos Carajás, PA (ferro) e Serra do Navio, AP (manganês).
Dentre os muitos tipos de minérios encontrados, o país se destaca na produção, sobretudo, de ferro (hematita), estanho (cassiterita), alumínio (bauxita), manganês (pirolusita), ouro, nióbio, titânio, urânio, sal, calcário, barita, areia, caulim, níquel, chumbo, cobre, zinco etc.
A região Norte do Brasil vem se destacando com a mineração como forma de gerar grande riqueza. Entre outros vários minerais que podem ser encontrados em seu vasto território, que inclui o Amazonas, podemos destacar o ferro (que é o mais puro do mundo), a bauxita, o níquel, o ouro, o manganês e o cobre.
O ferro, manganês, bauxita e nióbio são destaques na exploração de minérios no Brasil. O Brasil é detentor de uma infinidade de riquezas naturais: uma delas é o minério. O país destaca-se principalmente na produção de ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio.
Saiba quais são os 8 principais minérios extraídos no Brasil
Os principais minerais-minérios de ferro são hematita, magnetita e goethita, comumente encontrados em depósitos encontrados em formações ferríferas bandadas (BIF's).
Os sais minerais podem ser encontrados de três formas nos organismos vivos: dissolvidos na água do corpo na forma de íons; na forma de cristais (como o carbonato de cálcio e o fosfato de cálcio encontrados nos ossos); ou associados a moléculas orgânicas (como o ferro na molécula de hemoglobina, o magnésio na clorofila ...
Os minérios são encontrados em regiões geológicas chamadas escudos cristalinos. Existem diversos métodos de mineração. Os mais conhecidos são a lavra a céu aberto e a lavra subterrânea. O Brasil é um dos países mais ricos em recursos minerais e produz cerca de 70 substâncias.
Encontramos sais minerais na água, nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos frutos do mar, no leite e em diversos outros alimentos. Os íons sódio e o potássio, regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e na contração muscular.
Se observarmos os objetos de nossas casas, podemos identificar que vários deles são feitos de minérios, como o alumínio (das panelas e utensílios de cozinha) e o ferro (das ferramentas e das máquinas pesadas, utilizadas na agricultura, construções das cidades, prédios, pontes, metrôs, etc., fabricação de carros, etc.).
Curiosidades: - Os principais minerais não metálicos encontrados e explorados no Brasil são: areia, argila, sal marinho, basalto, cascalho e potássio. - A mineralogia é a ciência que estuda os minerais.
Os minerais metálicos são encontrados em estruturas geológicas muito antigas da era pré-cambriana (proterozoica). São recursos naturais não renováveis, isto é, que não podem ser repostos pela natureza.
Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre. Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal.
Os principais minerais metálicos encontrados no Brasil são: cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro.
Recursos minerais
Os recursos minerais são concentrações de minério cujas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente viável. ... Dividem-se em metálicos (ferro, cobre, estanho e outros) e não metálicos, como quartzo, calcário, mármore e outros.
Recursos minerais são substâncias inorgânicas extraídas da Terra e que têm utilidade como matéria prima. ... Entre os minerais não metálicos estão o enxofre, o cloreto de sódio, o fosfato, o gesso, o quartzo, o granito, a areia, o cascalho, a água, as pedras preciosas, semipreciosas etc.
Os recursos naturais podem ser:
Resposta. É tudo aquilo que o homem encontra na natureza e utiliza em seu benefício, por exemplo, a água, as florestas, os vegetais, o solo, o oxigênio, a luz solar, os ventos, os animais, os minérios, entre outros.
Quais são os principais recursos naturais do Brasil?
Alguns exemplos de recursos renováveis são: água, solo, matéria orgânica, biocombustíveis, e vento. Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Por exemplo: petróleo, carvão mineral, minérios, materiais radioativos e gás natural.
Os combustíveis fósseis como o petróleo são exemplos de recursos não renováveis, enquanto que recursos como madeira (quando colhida de forma sustentável) ou metais (que podem ser reciclados) são considerados recursos renováveis. ...