O objetivo da lógica simbólica é estudo das abstrações simbólicas que capturam as características formais da inferência lógica. A lógica trata-se de um pensamento racional e existente que serve para fundamentar e validar fatos e teses.
Ora, ideias são entes artificiais, de razão, e por isso mesmo, a lógica simbólica em vez de se fixar em termos e palavras, faz uso de símbolos, que substituem plenamente qualquer proposição, conferindo-lhe valores de verdade (verdadeiro ou falso).
A principal diferença entre as duas é o modo a qual a lógica é construída, veja : A lógica formal é chamada de lógica simbólica e sua principal preocupação é em relação a estrutura do raciocínio, ou seja, a relação entre diferentes conceitos, nesse tipo de lógica os conceitos são rigorosamente definidos e não ambíguos.
Resumo. Neste artigo, a lógica formal é definida como a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-los corretamente na procura e demonstração da verdade.
Lógica informal ou lógica não-formal é o estudo dos argumentos apresentados na linguagem comum, em contraste com as apresentações de argumentos numa linguagem artificial, formal ou técnica (ver lógica formal). ... Todavia, lógica informal também é utilizada para raciocinar sobre eventos em ciências humanas e sociais.
A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas.
A Lógica Formal, lógica clássica de Aristóteles, é uma forma de pensar, de conhecer, de organizar o raciocínio sem considerar o conteúdo. ... Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.
Resposta. Princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído.
Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.
Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.
Racionalidade é a qualidade ou estado de ser sensato, com base em fatos ou razões. A racionalidade implica a conformidade de suas crenças com umas próprias razões para crer, ou de suas ações com umas razões para a ação. ... Coletivamente, a formulação e pressupostos de fundo são o modelo em que a racionalidade se aplica.
Em lógica, a lei do terceiro excluído (em latim, principium tertii exclusi ou tertium non datur) é a terceira de três clássicas Leis do Pensamento. Ela afirma que, para qualquer proposição, ou esta proposição é verdadeira, ou sua negação é verdadeira.
A lógica aristotélica tem como objetivo estudar a relação do pensamento com a verdade....Proposição e as categorias
Lógica Aristotélica representa uma avanço em relação ao método dialético de Platão/Sócrates. A lógica estuda o conceito das ideias, os tipos de ideias e suas classificações. ... Com a lógica aristotélica surgem os raciocínios dedutivos e indutivos, e isso proporcionou o surgimento da ciência.
As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal. Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.
ARISTÓTELES
A palavra lógica vem do grego “logos”, uma palavra que pode ser traduzida como razão, discurso ou linguagem. ... Para a história da filosofia, Aristóteles é considerado o pai da lógica, pois ocupou-se do tema nas obras “Organon” e “Metafísica”, embora não a designasse por este termo.
A lógica matemática é uma subárea que desdobra-se na análise das proposições, a fim de verificar se uma afirmação é verdadeira ou falsa. Entre as suas aplicações destacam-se a programação de computadores e o uso em questões de vestibulares. Todas essas áreas compartilham princípios básicos de lógica e definibilidade.
– Jogos de sequência lógica: essa brincadeira é constituída por figuras que procuram representar a ordem de uma cena, por exemplo. ... O fato de induzir a criança a montar as peças apresenta um motivo e tanto para que o raciocínio lógico do pequeno consiga ser trabalhado de maneira bastante satisfatória.
Por exemplo:
Sequência Lógica
Na primeira linha temos: Triangulo, círculo e quadrado. Dentro de cada um, respectivamente: ponto, quadrado, retângulo. Na segunda linha: Quadrado, triângulo e círculo. Dentro de cada um, respectivamente: quadrado, retângulo e ponto.
Na guia Dados, no grupo Classificar e Filtrar, siga um destes procedimentos:
Preencher uma coluna com uma série de números Selecione a primeira célula no intervalo a ser preenchido. Insira o valor inicial para a série. Insira um valor na próxima célula para estabelecer um padrão. Dica: Por exemplo, se desejar obter a série 1, 2, 3, 4, 5..., digite 1 e 2 nas primeiras duas células.
Na guia Página Inicial, no grupo Parágrafo, clique em Numeração. Observação: Para selecionar um formato de número diferente, clique com o botão direito em um número na lista, aponte para Numeração, clique em Definir Novo Formato de Número e, em seguida, selecione as opções que desejar.