Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento.
O aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. ... Os contatos sociais e a interação constituem condições indispensáveis à associação humana.
Na Sociologia, a interação social é um conceito que determina as relações sociais desenvolvidas pelos indivíduos e grupos sociais. Trata-se de uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades. Por meio dos processos interativos, o ser humano se transforma num sujeito social.
Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido.
Interação social é a ação social, mutualmente orientada de dois ou mais inviduos em contato. Já Relação social é todo qualquer contato que estabelecemos em nossa vida extra familiar, espero ter ajudado;)
São as conversas e ações do cotidiano que são trocadas entre as pessoas dos mais diferentes grupos da sociedade. Nessa perspectiva, as interações sociais ocorrem nas seguintes instituições sociais: família (com os pais e irmãos), escolas, igrejas, shows, eventos esportivos, dentre outros.
Segundo o paradigma cartesiano-newtoniano, interação, em psicologia nada mais é que a atuação de alguma coisa sobre outra e vice-versa; em outros termos, o ser humano é o resultante de forças, quer sejam internas, quer sejam externas, que atuam sobre ele e as quais ele reage.
Sejam relações sociais, afetivas ou até mesmo de trabalho, o que a ser observado é que o papel da psicologia é prestar suporte, para as pessoas envolvidas em processos de convívio social servindo de mediadora, caso haja conflitos e de facilitadora para que a cooperação mútua prevaleça.
A psicologia e as relações humanas andam juntas, de forma a ampliar a construção dos conhecimentos do sujeito em estudo nos seus diversos con- textos de vivência, favorecendo ao seu equilíbrio da mente, corpo e compor- tamento onde desta forma proporcionará a todos ao seu redor uma melhor convivência entre grupos ...
A psicologia social se converte como indispensável para compreensão da vida em sociedade, tornando-se capaz a discussão que se integram entre grupos e instituições com o indivíduo bem como as atitudes mentais que se inter-relacionam e que se mantém a respeito entre seus participantes, uns aos outros.