Tipos de Vírus Adenovírus: formados por DNA, por exemplo o vírus da pneumonia. Retrovírus: formados por RNA, por exemplo o vírus HIV. Arbovírus: transmitidos por insetos, por exemplo o vírus da dengue.
Tem como função transmitir as informações genéticas para o RNA. Em relação à pentose que contém, o RNA é formado por uma ribose, enquanto o DNA por uma desoxirribose. ... Isso porque o RNA é formado por uma cadeia simples (ou seja, uma única fita), enquanto o DNA é composto de uma dupla hélice.
Cada sequência de 3 bases forma um códon, elemento que codifica um aminoácido. Assim, o gene que codifica uma proteína com 450 aminoácidos apresenta 450 códons, ou seja, 1350 pares de bases. O Projeto Genoma (PGH) conseguiu determinar a sequência dos 3 bilhões de letras na fita dupla do DNA.
Bases Nitrogenadas do DNA O DNA é composto pelas seguintes bases: Adenina (A) e guanina (G), que são bases púricas. Citosina (C) e timina (T), que são bases pirimídicas.
As bases organizam-se aos pares (sempre Adenina-Timina, citosina-Guanina). No caso do RNA, o açúcar com que as bases se ligarão será a ribose e no lugar da Timina entrará o Uracilo (A=U e C=G).
A timina é uma base exclusiva do DNA, enquanto a uracila aparece apenas no RNA. As outras três bases (adenina, citosina e guanina) ocorrem em ambos os ácidos nucleicos. Analise a estrutura das diferentes bases nitrogenadas.
As bases nitrogenadas são compostos encontrados nas moléculas de DNA e RNA. Elas são responsáveis por conter as informações genéticas de cada esqueleto de açúcar fosfato.
Outra diferença importante entre as moléculas de DNA e a de RNA diz respeito às bases nitrogenadas: no DNA, as bases são citosina, guanina, adenina e timina; no RNA, no lugar da timina, encontra-se a uracila. A importância e o funcionamento dos ácidos nucléicos.
As bases púricas variam em Adenina e Guanina, enquanto que as bases pirimídicas são classificadas em Timina, Uracila e Citosina.
Resposta. Resposta: Átomo: é a menor partícula de um elemento; o átomo é composto por um núcleo central, prótons e neutros; os elétrons envolvem o núcleo central em orbitais e tem massa insignificante. ... Molécula: é um conjunto de átomos de um mesmo ou diferente elementos que se combinam.
Qual a diferença entre dna e rna? A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.
O açúcar de cinco carbonos pode ser a ribose ou a desoxirribose. Esses açúcares diferenciam-se pelo fato de que a desoxirribose apresenta um átomo de oxigênio a menos que a ribose. A desoxirribose está presente no DNA, enquanto a ribose é encontrada apenas no RNA.
Um nucleotídeo possui 3 partes: Um açúcar de cinco carbonos, no RNA temos a ribose, e no DNA a desoxirribose porque falta um grupo oxigênio em um dos seus átomos de carbono.
A ribose ou D ribose é um carboidrato simples, uma pentose naturalmente encontrada nos alimentos e que participa na formação de uma série de estruturas químicas do corpo, como o ácido desoxirribonucléico (DNA), ácido ribonucléico (RNA) e as adenina nucleotídeos (componentes energéticos), como adenina trifosfato (ATP), ...
O DNA se diferencia do RNA por possuir o açúcar desoxirribose e os nucleotídeos adenina, citosina, guanina e timina. No RNA, o açúcar é a ribose e os nucleotídeos são adenina, citosina, guanina e uracila (a uracila entra no lugar da timina).
Resposta. A base Citosina (C) possui como complementar a base Guanina (G). Se num RNA mensageiro trocarmos C por G, na fita complementar será trocada G por C.
uracila