Oiii, Odinete! Resumindo: o R2 é mais voltado para os bacharéis e tecnólogos, e a Segunda Licenciatura é voltada para os graduados já Licenciados. ...
A segunda licenciatura é um tipo de graduação direcionada aos profissionais que já são licenciados em algum curso. Ou seja, para realizá-la, é necessário um diploma anterior em mãos – na categoria de licenciatura também.
Já o curso de Segunda Licenciatura é voltado aos profissionais que já são da área de Educação e desejam ter uma nova habilitação para atuar em uma nova ou paralelamente em outra área. Por exemplo: Licenciado em Pedagogia que deseja ter uma nova habilitação e para atuar juntamente em uma nova área, por exemplo: Letras.
A segunda licenciatura é voltada para profissionais que já possuem diploma de cursos de licenciatura em qualquer área e têm interesse em dar aula em uma área do conhecimento diferente da sua formação inicial.
A segunda graduação em Pedagogia é voltada aos profissionais que têm diplomas de licenciatura, mas não apenas isso. ... A segunda licenciatura ainda oferece ao professor um maior número de oportunidades na carreira. Por exemplo: alguém que ensina Biologia pode conseguir uma vaga para dar aulas de Geografia.
A segunda graduação funciona literalmente ao pé da letra: alguém que já é formado, possui diploma de nível superior, decide cursar uma nova graduação. Pode ser ela uma licenciatura, um bacharel ou tecnólogo.
2.
180 horas
Em primeiro lugar, o tempo efetivo de duração de uma aula que, na maioria, é de 50 minutos, é denominado hora-aula; E, o período de 60 minutos utilizados para contabilizar a carga horária de integralização do curso é a hora-relógio.
O cálculo é bem mais complexo porque envolve muitas conversões, mas preparamos um passo a passo:
A hora-atividade pode ser considerada como um momento reservado ao professor para planejar as suas aulas, estudar, corrigir trabalhos e avaliações, preencher documentos, atender pais, trocar ideias com seus pares, isto é realizar atividades correlatas a função docente.
Nos sistemas escolares em que a chamada “hora-aula” corresponde a períodos de 45 ou 50 minutos, o tempo restante, de 15 ou 10 minutos, não pode ser computado na jornada semanal dos professores como período de serviço extraclasse.
O cálculo das horas Para calcular a quantidade de horas trabalhadas, definimos que o funcionário trabalha 8h por dia e o valor que exceder 8h será considerado como tempo de trabalho extra. Na célula F2, insira a seguinte fórmula: “=((E2-B2)+(C2-D2))*24” para saber a quantidade de horas normais trabalhadas por dia.
O descanso semanal remunerado do empregado horista calcula-se da seguinte forma:
Quanto aos horistas, ele é definido por um cálculo separado, com os seguintes passos:
Outro exemplo: se a jornada for de 36 horas semanais, o divisor da remuneração será 180 (36 horas por semana x 5 semanas por mês = 180 horas mensais). Nesse caso, é só dividir o salário por 180 para obter o valor do salário-hora. Para um salário de R$ 1.
R$ 88,14