O processo de ruralização ocorreu porque o Império Romano do Ocidente estava em declínio, era caro manter tropas e isso fez com que os imperadores elevassem os impostos, o que motivou a população abandonar as cidades, aumentando a população rural.
A crise do império teve início nos séculos II e III d.C. e resultou na fragmentação da parte ocidental e no surgimento dos reinos germânicos a partir de 476.
Seu reinado ficou marcado como um período de grande estabilidade política, além de prosperidade econômica e paz interna. A manutenção da paz interna e a estabilidade política permitiram que a agricultura passasse por um grande desenvolvimento e que, consequentemente, a economia romana melhorasse.
Verificado por especialistas. Os principais fatores que levaram a queda da Monarquia foram os termos da Abolição da Escravatura, a expansão do prestígio do Exército, a Questão Religiosa e o "clima cultural" do final do século XIX.
Por que um regime de governo que vinha sendo adotado há tanto tempo no Brasil já não servia mais? Vários foram os motivos, mas o principal foi a restrição à participação popular nas decisões políticas. O dia 15 de novembro de 1889 marcou o fim do império e o início da república no Brasil.
Aos poucos, os militares foram se colocando contra a Monarquia, aproximando-os daqueles que já levantavam a bandeira da República. A abolição da escravidão, em 1888, foi o golpe de misericórdia. ... Assim, no dia 15 daquele mês, sob a liderança do marechal Deodoro da Fonseca, o Brasil passou da Monarquia à República.
Nas últimas décadas do século 19, o regime monárquico passou a ser seriamente contestado devido a questões sociais, econômicas, religiosas e militares. ... Uma das questões que mais enfraqueceu o regime perante seus críticos foi a chamada “questão servil”, referente à abolição da escravidão.
Desde 1889, o Brasil é uma república presidencialista, mas, entre 1822 e 1889, o Brasil foi uma monarquia, sendo governado por dois imperadores. A monarquia brasileira foi adotada como forma de governo logo após a independência declarada por d. ... Pedro I que foi coroado imperador em 1822 e abdicou do trono em 1831.
O período monárquico no Brasil costuma ser dividido em três momentos distintos: Primeiro Reinado (1822-1831); Regências (1831 1840) e Segundo Reinado (1840-1889).
A política do Império do Brasil ocorreu em uma monarquia quase representativa parlamentar federal, através do qual o Imperador do Brasil era chefe de Estado e o chefe de governo, nominalmente, embora o presidente do Conselho de Ministros era efetivamente o chefe de facto e de um sistema multipartidário.
O Brasil foi o único país da América a se tornar independente através da monarquia. ... As mudanças causadas pela abertura dos portos, o fato do Brasil ter deixado de ser colônia e alçado à categoria de reino, sendo a sede do governo do império português influenciou decisivamente para a independência através da monarquia.