Nesse caso, estamos falando do 5, já que 5² = 25. Descobrir esse valor, entretanto, somente por meio da tentativa, pode ser bastante trabalhoso, por isso existem técnicas que permitem que o número seja encontrado por meio da decomposição dos números em fatores primos: a fatoração.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Como calcular potência? A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.
Ao multiplicar o 3 por ele mesmo 4 vezes, isso pode ser representado pela potência 3 elevada a 4: 34. Essa operação possui propriedades importantes que facilitam o cálculo das potências. Assim como a multiplicação possui a divisão como operação inversa, a potenciação possui a radiciação como operação inversa.
Quando se multiplica potências de mesma base, têm-se uma nova potência onde a base é igual a base das parcelas e o expoente é a soma dos expoentes das parcelas. Em uma multiplicação de potências com a mesma base, conservamos a base e somamos os expoentes.
Quando as bases são iguais, a diferença é só se os expoentes serão somados ou subtraídos.