O livro de Jasar era unicamente um documento histórico que relatava eventos históricos acontecidos durante o decorrer da história antiga.
Veja o trecho bíblico: “No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: 'Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó Lua, sobre o vale de Aijalom! ... O Sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs”.
Aijalom é o nome de dois lugares mencionados na Bíblia: ... Com referência ao vale que leva o nome da cidade, Josué proferiu o célebre mandamento: “Sol, fica em Gibeão; e tu, Lua, no vale de Aijalon” (Js 10:12). Foi identificada como a Yalo moderna, ao pé do desfiladeiro de Bete-Horom.
E o Sol se deteve, e a Lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. ... O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro." Livro de Josué ( "Se estas palavras estavam descrevendo uma observação real, então um importante evento astronômico ocorreu.
A antiga cidade de Gibeão ou Gibeom (em hebraico: גבעון, hebraico padrão: Giv'on, hebraico tiberiano: Gibon) é hoje relacionada com el-Jib, a uns 9,5 km ao NNO do monte do Templo em Jerusalém. Ali foram encontradas numerosas alças de jarros de barro com o nome Gibeão em caracteres hebraicos antigos.
Com seus aliados mais próximos e de confiança, o sacerdote levita Eleazar e o líder da tribo Judá Calebe, Josué tem que cumprir uma difícil missão ordenada por Deus: comandar as doze tribos de Israel na conquista de Canaã, a Terra Prometida.
Túmulo de Josué