O Subsistema Organizacional diz respeito à organização formal da empresa, compreendendo as definições de autoridade, responsabilidade, nível de descentralização, dentre outros.
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG's) são sistemas computacionais que permitem produzir, armazenar, processar, analisar e representar informações espaciais. Em outras palavras, eles são ferramentas que utilizam informações georreferenciadas (coordenadas geográficas) para produzir produtos como mapeamentos.
Existem dois significados distintos para SIG, um deles se refere a uma aplicação real de SIG, incluindo equipamentos, dados, programas computacionais, recursos humanos e métodos necessários para resolver um problema (uma aplicação de SIG), conforme se pode observar na figura 1.
Dados espaciais armazenados no modelo vetorial tem a localização e os atributos gráficos de cada objeto representadas por pelo menos um par de coordenadas. Nesta classe as entidades podem ser apresentadas na forma de pontos ou linhas (arcos e demais elementos lineares) ou polígonos (áreas).
São representações de vértices definidos por um par de coordenadas. Podem ser expressos através de pontos, linhas e polígonos. Pontos – representados por um único vértice, ou seja, por apenas um par de coordenadas, definindo a localização de objetos que não apresentam área nem comprimento.
Como as imagens raster são baseadas em pixels, ao serem escaladas (ampliadas), perdem a nitidez, enquanto que as imagens baseadas em vetores podem ser dimensionadas em qualquer tamanho sem degradar a qualidade da mesma. ...
Os dados raster são compostos por linhas (horizontais) e colunas (verticais) de pixels (também conhecidas como células). Cada pixel representa uma região geográfica, e o valor do pixel representa uma característica dessa região.
O formato matricial é baseado numa estrutura de grade de células, enquanto o formato vetorial é mais parecido com um mapa de linhas. Ha apenas poucos anos atrás, os SIG eram dedicados a uma ou outra estrutura de dados, mas os sistemas atuais integram ambas.
Os Dados Georreferenciados descrevem fenômenos geográficos cuja localização está associada a uma posição sobre/sob a superfície terrestre.
O Sistema de Informações Geográficas – SIG é um conjunto de sistemas de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar inúmeras informações sobre o espaço geográfico, tendo como produto final mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas.