SNMP é o protocolo padrão para monitoramento e gerenciamento de redes. A sigla SNMP é um acrônimo para “Simple Network Management Protocol” ou “Protocolo Simples de gerenciamento de redes”. Na prática, SNMP é o protocolo mais usado para saber o que acontece dentro de ativos de redes e serviços.
Normalmente o SNMP exige uma ativação e configuração dos dispositivos gerenciados que podem ser desde computadores até seus dispositivos de redes, por exemplo, roteadores e switches. Outro ponto é escolher um Gerente, um software de gerenciamento que fará a coleta e envio de avisos do SNMP.
Definindo gerenciamento de rede O modelo clássico de gerenciamento pode ser sumarizado em três etapas: Coleta de dados: um processo, em geral automático, que consiste de monitoração sobre os recursos gerenciados; Diagnóstico: consiste no tratamento e análise realizados a partir dos dados coletados.
Modelos de Gerenciamento de Rede Existem dois modelos adotados para gerência de redes: o Modelo Internet e o Modelo OSI. O modelo de gerenciamento de rede Internet adota uma abordagem gerente/agente onde os agentes mantêm informações sobre recursos e os gerentes requisitam essas informações aos agentes.
Dessa forma, o gerenciamento de rede tem entre suas funções garantir que a empresa tenha alta disponibilidade de TI, com sistemas e recursos que duram e operem de maneira contínua, sem falhas. Tudo isso traz um desempenho operacional alto que, por sua vez, incrementa atividades e melhora resultados.
São definidos quatro componentes básicos: os nós gerenciados (agentes), as estações de gerenciamento (gerentes), as informações de gerenciamento (MIBs) e o protocolo de gerenciamento (SNMP), conforme mostrado na figura anterior.
Dessa forma, a MIB (Management Information Base) é o conjunto dos objetos gerenciados, que procura abranger todas as informações necessárias para a gerência da rede, possibilitando assim, a automatização de grande parte das tarefas de gerência.
1 (Abstract Syntax Notation One). O SNMP permite que o gerente solicite ao agente a informação ou a modificação do valor de um objeto de informação da MIB. O SNMP define também uma operação que permite ao agente informar o gerente sobre a ocorrência de um evento específico.
O NetWare Management System (NMS) é a solução de gerenciamento da Novell que habilita os supervisores de rede e ajuda o pessoal de assistência técnica a monitorar e controlar redes heterogêneas de um ponto central.
De fato "Cada dispositivo SNMP possui um agente que coleta informações para gravar na MIB", mas isso não causa incompatibilidade, o que torna ela falsa!
O monitoramento de redes é o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado numa estrutura de recursos físicos e lógicos de uma rede e que podem ser distribuídos em diversos ambientes próximos ou não.
As 5 melhores ferramentas de monitoramento de rede
Saiba como monitorar o uso da sua rede. Existem vários softwares gratuitos que fazem o monitoramento em tempo real das taxas de transferências de dados da rede, tais como: Network Probe, NetSpeedMonitor, NetWorx, Edge Security Profiler, Network Inspector, etc.
Monitorar o tráfego de rede é uma maneira de evitar problemas e manter os serviços sempre aptos. Um gerenciamento de rede bem realizado propicia um melhor uso dos recursos de TI da empresa, entregando o retorno esperado dos investimentos em tecnologia empreendidos pela companhia.
4 dicas para monitorar o uso do Wi-Fi
A perda de pacotes pode causar interrupções na conexão com a internet, derrubando ligações de Voz sobre IP ou desconectando jogos on-line. Você pode testar a perda de pacotes executando o ping em endereços IP ou sites usando o Prompt de Comando no Windows ou o Utilitário de Rede em um Mac.
Para parar o envio dos pacotes basta pressionar as teclas CTRL + C. O CMD então irá lhe apresentar um breve relatório, nele você poderá analisar sua conexão, quando menor o número de ms, melhor é a sua conexão. O relatório também apresenta quantos pacotes foram enviados e se houve perda de algum.
Perda de pacote: Identificar a Causa com o PRTG
Para calcular a quantidade de perda de pacotes , olhe para o número ao lado de "% de perda . " Isso vai indicar a porcentagem de perda de pacotes. Como Tweak um Lucent Win Modem para velocidades mais rá… Como usar USB sem fio à Internet em vários computador…
"Essas causas de perda de pacotes incluem força de sinal inadequada no destino, interferência natural ou humana, ruído excessivo do sistema, falha de hardware, corrupção de software ou nós de rede sobrecarregados. Muitas vezes, mais do que um destes factores está envolvido".
Leia a Seguir
Por outro lado, um valor alto pode causar perda de pacotes. Sendo assim, é importante saber o valor correto deste dado para que a sua conexão seja a melhor possível. Para uma rede com cabo, ou seja, ethernet, o valor do MTU deve ser de 1500 bytes. Já para a conexão via WiFi, o número exato deve ser 1492 bytes.
depois é só pegar o IP fora da sua rede interna a maioria dos IP's internos começam com 192 , colocando o IP fora da sua rede você vai procurar agora o MTU com 0% de perdas com o seguinte comando ping -f -l 1500 junto ao IP fora da sua rede interna depois é só você ir colocando 1490, 1480, de 10 em 10 depois de 5 em 5 ...
O protocolo pppoe suporta o mtu máximo de até 1492, a cima disso não passa, ele fragmenta, lembrando que o pppoe é um túnel em cima de conexão ethernet, com isto ele utiliza 8 bytes da ethernet com isto o máximo de 1492.
Isso mesmo, o problema de sua conexão pode ser o DNS! Mas, qual o melhor DNS para jogos?...Os melhores DNS para games, são: