A escola literária Barroca foi trazida ao Brasil pelos portugueses, em meados de 1600, quando não havia uma produção artística genuinamente brasileira. Portanto o Barroco não pode ser considerado um movimento totalmente brasileiro, mas com o passar do tempo desenvolveu suas próprias características.
O poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira (1633-1696) é considerado o marco inicial do Barroco no Brasil em 1601. O artista exalta em suas 94 estrofes o terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Outro destaque da literatura barroca foi Gregório de Matos (1633-1696).
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. ... O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro. Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial.
Resposta. A origem é o conflito interior entre o homem carnal e as exigências espirituais da igreja. O homem barroco sentia desejos que a igreja chamava de pecado...
Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.