Contracontrole: resposta comum decorrente de um processo de punição que visa esquiva da estimulação aversiva ou ataque ao agente punidor.
O termo planimetria vem da junção das palavras “plano” (uma forma de representação do espaço) e “metria” (relacionado à medição). Portanto, trata-se da representação do terreno em um plano com o objetivo de mensurar distâncias, ângulos, áreas, perímetros e coordenadas bidimensionais (X, Y).
O contracontrole é o comportamento de escapar ao controle aversivo. Assim, há a presença desse fenômeno quando são observados comportamentos de pôr fim a um controle exercido por meio da coerção Nas palavras de Skinner: “Os que são assim controlados passam a agir.
Mando é a habilidade de pedir itens de interesse, e é o operante verbal mais primitivo no desenvolvimento humano, ou seja, aquele que é primeiramente adquirido. (LEAR, 2004). Segundo Skinner (1957) é o único dos operantes verbais que beneficia diretamente o falante, ou seja, é por si só reforçador.
Um operante verbal é chamado de mando quando a resposta verbal é emitida sob controle de condições motivacionais específicas (por exemplo, privação ou presença de estimulação aversiva). São exemplo de mando respostas verbais tradicionalmente chamadas de ordens, pedidos e avisos.
Comportamento intraverbal foi definido como um operante verbal no qual a resposta está sob controle de estímulo discriminativo verbal sem correspondência ponto a ponto entre estímulo e resposta. Traduções entre línguas podem ser casos de comportamento intraverbal.
Os comportamentos verbais secundários ou autoclíticos são respostas verbais que não podem ser emitidas isoladamente, mas apenas em conjunção com algum outro operante verbal.
O comportamento verbal, como operante que é, é definido então em função do contexto em que ocorre e das suas conseqüências. Dizer que comportamento verbal é “uso de linguagem” apenas não nos diz nada sobre relações funcionais.
Mando (pedido vocais). Ocorre quando o indivíduo tem interesse em algo e pede por esse item. Exemplo: "Biscoito", para pedir um biscoito. Tato (nomeação de itens, pessoas, situações).
O termo "verbal" tem origem no latim "verbale", proveniente de "verbu", que quer dizer palavra.