Construída sobre os princípios da medicina darwiniana, este conceito nutricional é baseado na premissa de que os humanos estão geneticamente adaptados para a dieta dos seus ancestrais paleolíticos e que a genética humana pouco mudou desde o tempo do florescimento da agricultura.
Dia 1
Alimentos permitidos na dieta cetogênica No campo das gorduras, manteiga, castanhas, azeite, castanhas e banha de porco também entram no cardápio. Além destes, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e açaí completam a lista dos liberados. As únicas bebidas que podem ser ingeridas são água, café e chá sem açúcar.
Normalmente é considerado cetose quando a concentração de corpos cetônicos no sangue é acima de 0,5 mmol/ L....Sintomas de cetose
Na verdade, seu corpo leva algum tempo para se ajustar e finalmente entrar no estado conhecido como cetose. Mas quanto tempo? Geralmente, leva algo em torno de 2 a 7 dias – dependendo do seu organismo, nível de atividade física, e do que você está comendo.
Os resultados da dieta cetogênica dependem dos hábitos da pessoa, mas a nutricionista afirma que a maioria dos pacientes emagrece 6 kg em trinta dias. Além da perda de peso, essa estratégia também é usada para tratar convulsões, doenças autoimunes, diabetes, autismo, Alzheimer e Parkinson segundo ela.
Como dieta cetogênica leva à produção dos corpos cetônicos Vem pra cá, gordura: Com o sumiço dos carboidratos, o corpo, sem escolha, passa a quebrar as gorduras da dieta e aquela armazenada em nosso tecido adiposo.
Você pode comer quantas quiser, oras. Mas, não é nada raro ver adeptos da Cetogênica falando de jejum intermitente. O Dr. Jason Fung, um dos principais especialistas em jejum intermitente e diabetes tipo 2, explica que “jejum intermitente e dieta cetogênica são irmãos”.
Os Adoçantes Artificiais Podem Me Tirar Da Cetose?
Bem, a verdade é que qualquer tipo de exercício pode ajudar você a sair do platô. Fazendo algum tipo de atividade física você estará inserindo um gasto calórico no seu dia que não tinha antes. Isso além da melhora de fluxo sanguíneo, que pode acontecer muitas vezes dependendo do tipo de exercício que você pratica.
Sim, fruta é saudável e muito. Porém, ao iniciar uma dieta de restrição de carboidratos como a Low Carb e principalmente a Cetogênica, devemos atentar que apesar da fruta ser sim um alimento saudável ela é também um carboidrato.
No entanto, numa dieta de emagrecimento bem feita, você pode sim comer chocolate. Mesmo se a sua dieta for low-carb — ou até mesmo cetogênica.
Almoço Keto Bacon ou frango desfiado. Cubos de queijo ou tofu, se você for vegano. Molho com abacate e azeite de oliva. – Hambúrguer sem pão com queijo e ovos são boas opções para quem almoça fora.
Sobremesa
O fato de que muitas pessoas relatam ter menos vontade de doce numa dieta cetogênica — isto é, numa dieta bem baixa em carboidratos. Por exemplo, nós já recebemos por e-mail relato de pessoas que seguiram a cetogênica de maneira perfeita por um mês — ficando duas, três semanas sem doce.
Sobremesas low carb: 7 doces pra quem não pode comer açúcar
Os principais alimentos usados na dieta cetogênica como fonte de gordura são a manteiga, creme de leite fresco, maionese, toucinho, óleos e azeites. Existem fórmulas nutricionais cetogênicas que já vêm na proporção 4:1 (4g de gorduras para cada 1g de carboidratos+proteínas).
Dessa maneira, como na dieta cetogênica há uma redução drástica da presença de carboidratos na alimentação, o leite seja ela integral, semidesnatado, desnatado ou a versão sem lactose devem ser evitados.
Vale sempre destacar que os cremes de leite com uma menor quantidade de gordura, são mais indicados para uma alimentação saudável, contribuindo também para o emagrecimento equilibrado e prevenindo a obesidade.
Cream Cheese: muito usado na Dieta Cetogênica, não é um alimento de baixíssimo carboidrato. Cada 100g de cream cheese pode conter de 5g a 7g de carbs.
Vegetais de baixa caloria Alface, couve, espinafre, acelga; couve-flor, brócolis, repolho, pepino, rabanete e cebolinha.
E a resposta é que não: o queijo não vai te tirar da cetose. Isso porque, nos queijos permitidos nas dieta low-carb e cetogênica (aqueles que apresentamos acima), a maior parte de suas calorias vêm das gorduras.
No Brasil, os queijos com menos carboidratos e encontrados com facilidade são provolone, muçarela, parmesão e prato.