Dentre os medicamentos utilizados, estão: sulfonamidas, nitrofuranos, cloranfenicol, enrofloxacina, clortetraciclina e apramicina.
A pulorose, também conhecida como diarréia, é causada pela bactéria Salmonellapullorum, acomete os pintinhos e às vezes os animais adultos. É uma doença que apresenta alta taxa de mortalidade, e por isso deve ser considerada de grande risco, uma vez que traz prejuízos significativos para a produção.
A pulorose aviária não tem cura, mesmo que os animais sejam medicados eles sempre serão portadores do bacilo. Dessa forma, o tratamento é apenas sintomático e deve sempre ser orientado por um médico veterinário. Geralmente, para amenizar os sinais é indicado medicamentos à base de antibióticos.
Em geral, a vermifugação começa a partir da segunda semana de vida do filhote, sendo administrada a cada 15 dias. Quando o filhote tiver 12 semanas, a medicação passa a ser dada somente uma vez por mês. Na fase adulta, é suficiente para o seu amigo de quatro patas tomar o vermífugo para cachorros a cada seis meses.
Mas normalmente, o indicado é desverminar cães e gatos a cada seis meses. Mais do que isso é exagero. Mesmo o vermífugo sendo “dose única”, o ideal é dar a primeira dose e, quinze dias depois, uma segunda. Se o animal tiver pulgas, sempre dê uma terceira dose sete dias depois da segunda.
Mebendazole Vetnil
A dosagem recomendada é de 1 mL de RIPERCOL® L SOLUÇÃO para cada 10 kg de peso vivo, correspondendo a 5 mg de Cloridrato de Levamisol/kg de peso vivo. Aplicar o produto na dose adequada, diretamente na boca do animal, usando pistola dosificadora ou outro medidor apropriado.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o tratamento preventivo usando anti-helmínticos (isto é, vermifugação) deve ser feito uma vez por ano em áreas endêmicas com mais de 20% de prevalência de helmintos.