Para evitar quedas em casa, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa lista 11 medidas de prevenção de quedas:
O que é? Conforme definição do Ministério da Saúde, queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil, provocada por circunstâncias multifatoriais, resultando ou não em dano.
Estatísticas dizem que cerca de quase um terço dos idosos que vivem em comunidade caem em um período de um ano. Com isso alguns sofrem consequências graves como fraturas, hemorragias, traumas cranianos e óbito, causado direta ou indiretamente após a queda.
Outras características físicas (massa, velocidade de corrida e altura) levam a outras alturas máximas, mas sem muita variação, e embora obviamente existam simplificações nesses cálculos, parece que a altura máxima que pode ser atingida por um ser humano no salto é de 7m.
O salto mais alto é da autoria de um brasileiro. Laso Schaller pulou 58,8 metros em um lago de 8 metros de profundidade em Cascata del Salto, em Maggia, na Suíça.
Não existe uma altura tal que uma pessoa caindo na água “a água é como se fosse sobre pedra”. Acontece que a força de resistência ao movimento de um corpo no interior de um fluído cresce com o quadrado da velocidade do corpo em relação ao fluído.