Esquizofrenia é um quadro mental onde o indivíduo rompe com o padrão da realidade. Diz-se que há estabelecido um quadro psicótico. Já no caso do transtorno esquizoafetivo ocorre a superveniência de sintomas psicóticos - esquizofrênicos - associados a sintomas de humor como depressão por exemplo.
O mais importante é, diante de uma pessoa com sintomas psicóticos, evitar confrontar diretamente o conteúdo psicótico. Mantenha a calma, evite se mostrar nervoso, ansioso ou com raiva, peça para que o paciente se sente e tenha sempre um contato em caso de emergência.” Abraços.
Entenda o que é o surto psicótico
A esquizofrenia não torna a mulher infértil, então pode engravidar sim. É fundamental que a gestação seja planejada e que se ajustem as medicações para aquelas que são seguras para o feto.
Esquizofrenia paranoide tem cura? Não há cura para a esquizofrenia, mas há tratamento. O psiquiatra indicará os medicamentos mais apropriados, sendo os antipsicóticos a base da prescrição. É um tratamento contínuo, que não pode ser interrompido.
O tratamento, não só medicamentoso, mas multidoscplinar, poderá contribuir no enfrentamento de tais questões. Boa noite, desde que esteja em tratamento um paciente esquizofrenico pode ter uma vida normal (estudar, trabalhar, casar).
Dependendo do tipo de esquizofrenia e qual o comprometimento cognitivo do indivíduo acometido pela doença, ela não só pode como deve estudar, é claro, fora da fase aguda da doença.