Clarear feijão com limão ou vinagre
40 minutos
Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza. A textura mais grossa que o normal (mesmo que o feijão tenha sido armazenado na geladeira) também pode ser um indicador, mas para dar o veredito é melhor experimentar o caldo.
Em dado momento, a válvula de pressão (ou seja, o pino que fica bem no meio da tampa) começará a chiar e balançar. Mas, não é preciso entrar em pânico: o chiado da válvula é sinal de que a panela está funcionando. Isso acontece porque ela passa a dosar a quantidade de vapor quando o conteúdo pega fervura.
Tampe a panela com cuidado, certificando-se que a borracha da tampa esteja bem colocada. Coloque também a trava de segurança na alça. Em seguida, coloque a panela de pressão no fogo alto até que a água comece a ferver. Quando o pino sobre a tampa da panela começar a chiar e balançar, não se assuste.
Atente-se ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue o fogo, afaste-se e espere esfriar. O mesmo procedimento deve ser adotado se a válvula da panela de pressão se levantar durante o cozimento. Além disso, a qualquer sinal de vapor saindo pelas laterais, troque a borracha.
Porém, a pressão dentro da panela aumenta só até um limite. Qualquer pressão em excesso empurra o pino no centro da tampa, chamado de válvula de contrapeso, liberando o vapor. Se houve algum impedimento nesta válvula, outra saída é a válvula adicional, que normalmente é da cor vermelha.
Essa condição ocorre porque a panela de pressão funciona aprisionando o vapor, fazendo com que a temperatura interna aumente juntamente com a pressão do vapor, transferindo o calor para os alimentos e fazendo com que cheguem no ponto ideal em menos tempo.
Para permitir que o excesso de vapor dentro da panela saia, evitando, assim, que ela exploda, existem duas válvulas. Uma delas apresenta um pino (chamada válvula controle) que sobe e desce, permitindo que o vapor saia e a pressão no interior não suba a níveis excessivos.
Resposta. Resposta: Porque a pressão máxima que a panela suporta é de 2 atm, com água a 120°C. Se a pressão, por alguma eventualidade, ultrapassar esse valor, a válvula sai, para o ar sair e evitar uma explosão.
Confira o passo a passo de como tirar queimado do fundo da panela