Muitos mestres da culinária deram seus primeiros passos na cozinha em território francês. Por conta disso, os salários de chefes de cozinha na França costumam ser bem interessantes. De modo geral, eles giram em torno dos € 2.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é necessário ser graduado em curso superior para se tornar um chefe de cozinha. Ao contrário dos gastrônomos, que precisam cursar Gastronomia. O chefe de cozinha precisa dominar as práticas culinárias, o que se adquire com a prática.
Utilizar os dois termos não causam prejuízo ao sentido da língua, segundo gramáticos brasileiros. Caso queira falar na forma tradicional gastronômica, pode dizer chef de cozinha. E se quiser seguir o que os gramáticos indicaram, pode citar o termo chefe de cozinha.
Um dos principais diferenciais de um chef é a criatividade. Saber utilizar os ingredientes que possui para a construção de um prato e reinventar sabores, na ausência ou substituição de itens é primordial na gestão de uma cozinha. Além disso, fugir do tradicional e experimentar sabores são toques essenciais.
Chef de cuisine – A palavra francesa chef foi incorporada no Brasil e significa chefe, líder. Este profissional, além de cozinhar, planeja cardápios, elabora os pratos, divide tarefas, organiza a cozinha, o estoque, elabora preços, gerencia o trabalho da equipe, entre outras atividades.
“Na verdade, o chefe de cozinha tem uma função semelhante a um gerente geral. Só que no funcionamento de uma cozinha. ... Desta forma, o cozinheiro é aquele que tem uma formação prática e que atua direto dentro da cozinha, preparando e finalizando comida para o consumo.
O que faz um Cozinheiro? ... Está sob a responsabilidade do cozinheiro manipular e temperar alimentos, verificar o estado de conservação dos ingredientes, gerenciar estoque de produtos, manipular utensílios de cozinha, manter a organização e limpeza do ambiente de trabalho.
Os chefs de cozinha mais premiados do mundo
Atualmente, além de Marcelo Ballardin, outro brasileiro com restaurante fora do Brasil carrega a tão desejada estrela Michelin.
1. Joël Robuchon (28 estrelas) Joël Robuchon, amplamente conhecido como o “Chef do Século”, está atualmente condecorado com 28 estrelas. Este Chef francês é conhecido como o pioneiro da era pós-nova-cozinha, e o seu perfeccionismo implacável traduziu-se numa cozinha francesa mais autêntica e intemporal.
O Japão
Os restaurantes podem receber de zero a 3 estrelas pela qualidade de seus pratos com base em cinco critérios: qualidade dos ingredientes utilizados; domínio do sabor e técnicas culinária; a personalidade do chef em sua culinária; valor pelo dinheiro (value for money;) e consistência entre as visitas.
Paris – França. Posterior somente a Tóquio e Quioto, Paris contempla um fascinante cenário gastronômico. A cidade abriga mais de 130 estrelas Michelin, tendo ao menos dez restaurantes prestigiados com 3 estrelas. Paris é caracterizada como a capital gastronômica da Europa.
O Brasil agora tem 14 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, nove em São Paulo e cinco no Rio de Janeiro.
Dez restaurantes três estrelas Michelin.
Pessoa ou coisa sem importância, sem valor.
O D.O.M, do chef Alex Atala, tem duas estrelas Michelin, sendo o primeiro brasileiro a alcançar essa honraria. O estabelecimento foi fundado em 1999 e as estrelas foram conquistas em 2015, quando o Guia Michelin iniciou a edição brasileira.