Halloween é uma festa muito tradicional dos Estados Unidos realizada no dia 31 de outubro. Lá, essa data é comemorada com festas às quais as pessoas vão fantasiadas de monstros, personagens macabros ou apenas inusitados.
Origem do Halloween O dia das bruxas teve origem com o povo celta, que celebrava o festival de Samhain, uma homenagem ao rei dos mortos. Nessa ocasião, cuja festa durava 3 dias (com início no dia 31 de outubro), se agradecia a abundância das colheitas do ano.
Isso porque a “vigília de todos os santos” foi exatamente o que deu origem ao Dia das Bruxas. A data teria surgido na Europa, centenas de anos antes de cristo, como um ritual do povo Celta, que habitava a Grã-Bretanha e a França. Para essa comunidade, a noite de 31 de outubro indicava o início do Samhain.
Países de origem hispânica não têm o costume de comemorar o Halloween, e sim o Dia dos mortos . Foi a forma que a igreja católica encontra para desviar as atenções desse comemoração de origem pagã ,na Espanha, como na Brasil comemora -se o dia de todos os santos em 1° de novembro e o dia de finados no dia seguinte.
Acredita-se que muitas das tradições do Halloween originaram-se do antigo festival celta da colheita, o Samhain, e que esta festividade gaélica foi cristianizada pela Igreja primitiva. O Samhain e outras festas também podem ter tido raízes pagãs.
O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. ... Tanto que no século 8, o Papa Gregório III (ou IV, não se sabe ao certo quem foi) mudou a data do Dia de Todos os Santos (dia 13 de maio, em que era comemorado o festival romano dos mortos) para o dia 1º de novembro, a data do Samhain.
O Halloween tem origem inglesa e apresenta uma tímida comemoração no Brasil. ... O nome que designa essa comemoração é inspirado na expressão “All Hallow's Eve”, que, em português, significa “véspera de todos os santos”, uma referência à data celebrada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro.
12 coisas que você só pode fazer no Halloween
Resposta. Os EUA comemora o halloween em comemoração a caça as bruxas, já no Brasil comemoramos o folclore, no folclore tem personagens diferentes com suas historias e caracteristicas.
O dia 31 de outubro acabou transformando-se em All Hallows' Eve, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”. Fogueiras eram acesas para guiar os mortos e para afastar maus espíritos. Fogueiras eram acessas para guiar as almas ao purgatório e para afastar práticas como a bruxaria.
No quesito cultural não possuímos um Hallowen aqui no Brasil. Temos essa data como "Dia Das Bruxas", onde costumamos ir a festas a fantasia e pregar peças de sustos em amigos e familiares. A tradição de visitar casas do bairro pedindo por "doces ou travessuras" é tipicamente americana, e pouco feita aqui no Brasil.
Compartilhe por RIO - O Vaticano fez duras críticas nesta sexta-feira ao Halloween, feriado de Dia das Bruxas comemorado em 31 de outubro, um dia antes do Dia de Todos os Santos, da Igreja Católica. Segundo o "Daily Mail", a instituição afirmou ser uma data "anticristã" e "perigosa", por ter ligação com o oculto.
A brincadeira de "doces ou travessuras" não teve início na Irlanda, mas num costume europeu do século 9, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todos os Santos, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que era feitos de pequenos quadrados de pão com groselhas.
'Travessuras ou Gostosuras' ou 'Doces ou Travessuras' (''trick-or-treat'', em inglês) é uma atividade infantil e também adulta típica do Dia das Bruxas, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta gostosuras ou ...
Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas. Maçã: fruta associada aos deuses do amor, é utilizada na festa como símbolo de vida.
Madrugada dos mortos: a origem dos monstros do Halloween
O poder da fé, a transformação, o desejo, a purificação. O Fogo tem um grande significado espiritual em toda a história do desenvolvi- mento humano. Ele também é lembrado quan- do se compara o positivo e o negativo, o bem e o mal. Já em rituais de diversas crenças pelo mundo afora, ele simboliza a energia divina.
Como a festa começou? Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão"). O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos".
O Halloween nasceu entre os celtas, que, em 31 de outubro, véspera de seu ano novo, faziam uma grande fogueira em homenagem aos mortos (Foto: Arte/G1) Quando os celtas inventaram o Halloween, a tradição não mandava comer guloseimas nem se fantasiar de bruxa.
Como o festival chegou à América? Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições. Não é coincidência que as primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois disso.
Mas foi só na segunda metade do século 19 que o Halloween começou a se popularizar nos Estados Unidos. Nessa época, havia mais imigrantes chegando ao país - entre eles, milhões de irlandeses, que trouxeram os costumes da data.
Os julgamentos de Salem, no Estado americano de Massachusetts, no século 17, são bem conhecidos em todo o mundo, mas a Europa foi na verdade palco de uma caça às bruxas incomparavelmente maior. Em Salem, 200 pessoas foram acusadas de bruxaria e 20 pessoas perderam a vida.
Principais Fantasias de Halloween - Bruxa; - Capetinha; - Mortícia (Família Adams);
31 de outubro