à provável que nesta consulta o pediatra: - Pese e meça o bebé. Se refira ao desenvolvimento físico e emocional do seu filho. Responda a quaisquer questões que possa ter acerca de como ultrapassar a "fase terrível dos dois anos".
Fale sobre todas as preocupações de saúde que perceber, como crosta láctea ou erupção cutânea causada pela fralda. Pergunte sobre os padrões de sono, alimentação e evacuação de seu bebê.
O bebê deve ir ao pediatra pela primeira vez até 5 dias após o nascimento, sendo que a segunda consulta deve acontecer até 15 dias depois do nascimento do bebê para o pediatra avaliar e acompanhar o ganho de peso, a amamentação, o crescimento e desenvolvimento do bebê e o calendário de vacinação.
Nessa primeira visita, o médico vai pesar o bebê - o parâmetro mais importante para mensurar o desenvolvimento - e orientar os pais sobre os cuidados e as dúvidas mais comuns nessa fase tão cheia de desafios. Os temas vão desde regurgitação e soluços até as questões relacionadas à amamentação.
O médico também deve ser procurado em casos de emergência ou sinais de doenças, como: resfriados, dores, mal-estar, catapora, dificuldade na respiração, cólicas, anemia, alergias, asma, baixo ou alto ganho de peso, diarreia, infecção urinária, entre outras.
A função do pediatra, muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o desenvolvimento da criança. Por isso, as consultas, em geral, são mais demoradas e servem para os pais tirarem dúvidas e receberem orientações sobre alimentação, sono, vacinas, prevenção de doenças e acidentes, educação dos filhos etc.
Nas situações mais comuns, a recomendação é de três consultas mensais para bebês com 5 a 30 dias de vida, uma vez por mês entre dois e seis meses de idade e uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê.
Tabela de salários do cargo por estado