Podemos dizer que lesão medular ou traumatismo raquimedular (TRM) é quando a medula espinhal é danificada seja por um trauma, doença ou defeito congênito, ocasionando paralisia temporária ou permanente dos músculos dos membros e do sistema nervoso autônomo, bem como alterações na sensibilidade dependendo da localização ...
Essa lesão é geralmente resultante do mecanismo de hiperflexão aguda da coluna cervical, provocada por queda ou trauma direto sobre o occipital. A manifestação clínica da lesão está diretamente relacionada com o grau de deslocamento do atlas provocado pela lesão do ligamento transverso.
Quando a vértebra tem o istmo quebrado, ela tem a tendência a escorregar para a frente, a deslizar. A este escorregamento vertebral dá-se o nome de espondilolistese por espondilólise. A intensidade do deslizamento pode variar até a forma mais grave chamada espondiloptose. O quadro clínico também pode variar.
Normalmente, este tipo de tratamento conservador é mantido por 8 a 12 semanas, até que as vértebras cicatrizem; Cirurgia: em caso de fraturas graves e quando a medula é afetada, sendo utilizado um suporte de metal semelhante a parafusos, que alinha a coluna e suporta o peso do corpo.
Opções de Tratamento para a Fratura da Coluna Vertebral
Fraturas da coluna vertebral podem levar os ossos em sua coluna vertebral a fragmentar-se e, em consequência, pode ocorrer perda de altura. Múltiplas fraturas da coluna vertebral também podem causar alterações posturais ou postura corcunda.
O que se pode fazer para tratar a dor nas costas consiste em: