Dentre os medicamentos disponíveis no mercado estão os seguintes exemplos: Triazolam, Midazolam, Lorazepam, Alprazolam, Diazepam e Clonazepam.
Quais são os principais tipos de psicoativos?
O que são substâncias psicoativas? São substâncias que agem no cérebro, alterando as sensações, o estado emocional, o nível de consciência. Podem ser lícitas (álcool) ou ilícitas (cocaína, crack, maconha).
Cocaína, dietilamida do ácido lisérgico (LSD), e maconha são as drogas recreativas que são ilegais em algumas jurisdições. Todos esses medicamentos podem passar pela barreira sangue-cérebro de uma pessoa, o que os torna drogas psicotrópicas.
Entre as drogas lícitas estão os medicamentos em geral (os quais só são permitidos sob prescrição médica), o álcool e o cigarro, além dos alimentos já citados. Já entre as principais drogas ilícitas estão a maconha, a cocaína, o ecstasy, o crack, a heroína, etc.
A maconha é a droga psicoativa ilícita mais usada no mundo, com mais de 180 milhões de usuários globalmente. Apesar disso, segundo novo relatório divulgado este mês pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda há menos conhecimento sobre seus efeitos sociais e na saúde quando comparado ao álcool e ao tabaco.
Droga é o nome genérico dado a todos os tipos de substâncias, naturais ou não, que ao serem ingeridas provocam alterações físicas e psíquicas.
Drogas são substâncias que, se utilizadas, alteram as funções do organismo, causando algum efeito. As drogas podem ser classificadas como naturais, sintéticas, entre outras. As drogas são utilizadas pelo homem, há séculos, para o tratamento de enfermidades ou para alterar o estado da mente.
As drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura.
São chamadas drogas todas e quaisquer substâncias, naturais ou sintéticas, que modificam as funções normais do organismo de uma pessoa. Também são conhecidas como narcóticos ou entorpecentes. A maioria das drogas tem como origem algum tipo de planta, como a maconha e o ópio.
Assim como em todo o planeta, em nosso país, a maconha, o tabaco e as bebidas alcoólicas são as drogas recreativas mais usadas. Ainda que sejam consumidas também por adultos, a maioria dos usuários tem entre 18 e 25 anos de idade.
Drogas recreativas é um termo usado para descrever substâncias legais e ilegais que são usadas sem supervisão de um profissional da Saúde.
Barbitúricos – Um poderoso sedativo e tranquilizante, causa grande dependência química nos seus usuários. Ecstasy – Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc. LSD – Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.
Quinze sinais indicam que seu filho pode estar usando drogas; fique atenta e descubra
Medo, desespero,mania de perseguição e até desejo de suicídio perturbam a mente do viciado que só se sente bem bem na companhia de outro viciado ou quando está sob efeito da droga .
9 sinais de que o dependente químico precisa de internação
Conforme a Classificação Internacional de Doenças, o que caracteriza o usuário dependente vai ser o seu tipo de droga: tabaco, álcool, cocaína, derivados de crack e pasta-base, solventes, inalantes, alucinógenos, cafeína, sedativos, entre outros. Elas apresentam substâncias que causam a dependência.
O dependente acha que está sempre certo e que os demais é que estão enganados sobre sua situação atual. Inquietação: O vício pela droga altera a maneira como funciona a mente de um dependente químico. Com isso, ele não consegue esconder a inquietação quando fica sem a substância pela qual é dependente.