No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. ... Durante a Idade Média, surgiu o costume de guardar as moedas com ourives e, como garantia, era entregue um recibo.
O valor do dinheiro é definido pela sua confiabilidade, reputação, aceitação e estabilidade. O dinheiro que tem tudo isso tem grande valor para as pessoas como, por exemplo, o dólar estadunidense, o euro, a libra esterlina e o iene. Como se sabe, o dinheiro perde valor ao longo do tempo devido à inflação.
O valor nominal é a taxa de câmbio em dado momento da história, e valor real é o preço corrigido pela inflação para valores atuais. Ou seja, o cálculo leva em conta a inflação brasileira e a americana do período para comparar as cotações passadas com a atual.
Dois preços da economia são instrumentos fundamentais para estimular ou desestimular o crescimento econômico: juros e câmbio. No atual sistema de câmbio flutuante, a desvalorização do real diante do dólar é feita basicamente pelo mercado. ...
O euro tornou-se a segunda moeda mais negociada depois do dólar americano. ... Além de ser a moeda oficial da maioria dos países da zona do euro, muitos países da Europa e da África vinculam suas moedas ao euro, pela mesma razão pela qual as moedas estão atreladas ao dólar dos EUA - para estabilizar a taxa de câmbio.
dólar dos Estados Unidos
Segundo o delegado da Receita Federal do Brasil, Édson Ishikawa, guardar dólares ou qualquer moeda estrangeira, em casa, não é ilegal, desde que devidamente informados na Declaração do Imposto de Renda, para a efetiva tributação e comprovada a origem do recurso.
outubro de 2002