Os Jogos Cooperativos são atividades realizadas em grupo, com o objetivo de despertar o espírito de cooperação e a confiança entre as pessoas. Os Jogos Competitivos tem como objetivo estimular a competição entre os participantes, sem deixar de lado o ensinamento de que o principal não é ganhar, mas sim competir.
É entendida como atividade onde todos participam e trabalham juntos para que os objetivos, que são comuns, sejam alcançados de maneira prazerosa por todos (ORLICK, 1989; BROTTO, 2001). Criar processos facilitadores da participação e inclusão. Aceitação mútua dos participantes. Melhor participação dos alunos.
De acordo com a classificação dos Jogos Cooperativos relacione: 1) Jogos Semi Cooperativos. 2) Jogos de Toque e Confiança. 3) Jogos de Criatividade, Sintonia e Meditação. 4) Jogos de Fechamento.
A principal característica dos jogos cooperativos é a cooperação entre os indivíduos, a união de pessoas para chegar ao objetivo desejado. Os jogos cooperativos não têm como intuito promover a competição entre os indivíduos, mas o senso de cooperação, em que todos se ajudam para desenvolver a brincadeira.
Os jogos competitivos abordam vários tipos de categorias, estimulando diferentes habilidades e que impulsionem o raciocínio. O foco é que todos trabalhem por um objetivo em comum! Jogos intelectuais, que utilizam reflexos rápidos, estratégicos e de raciocínio lógico são exemplos de jogos competitivos.
E, além da presença de um jogador, são característica de um jogo: possuir adversário, ter um objetivo, ter condições de vitória e derrota ou empate, possuir regras e também ter interatividade.
Resposta: Os jogos Cooperativos têm por função de unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros. As pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo.
Os jogos cooperativos propõe os jogos e os valores da cooperação e participação como foco central do ensino. Através do jogo são estabelecidas possibilidades muito variadas que incentivam o desenvolvimento humano (DARIDO, 2001). Os jogo possuem intenções que ultrapassam os limites do campo e da quadra.
Em um jogo competitivo, o que mais importa é vencer o oponente e conquistar a vitória, um objetivo que não poderá se compartilhado com os demais derrotados ou eliminados.
O esporte competitivo vai além da atividade física. Ele requer maiores habilidades motoras, treinamentos específicos, carga horária de treinamento elevada e compromisso com o esporte praticado. Está relacionado diretamente com a competição e com o ganhar e perder.
Resposta:Nos jogos competitivos deve-se evitar a competição como única motivação,propor o mesmo tipo de jogo,discriminação em geral,seja ela de gênero,etnia,religiosa e etc,além da valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores.
Sabemos que os jogos competitivos também têm seus proveitos, como o desenvolvimento das habilidades motoras, foco, disciplina, controle emocional, concentração etc., além dos benefícios comuns das atividades físicas.
Brotto (1999) considera os jogos cooperativos uma atividade prazerosa, divertida, solidária, que permite a participação de todos sem preocupação com o rendimento; já os jogos competitivos são caracterizados, pelo mesmo autor, como uma atividade de ex- clusão, que favorece os mais habilidosos, em que a maioria não se ...
Como educadores, no jogo competitivo se deve evitar: - A competição sistemática como única motivação. - Propor repetidamente o mesmo tipo de jogos. dos perdedores. - Premiar os vencedores.
O jogo caráter competitivo, traz alguns aspectos negativos (irritação;agressividade; frustração, etc) mas também percebemos aspectos positivos como estímulo e vontade de jogar, a descoberta de potencialidades e habilidades; estímulo motor; muitas vezes o aluno busca um“espelho” e tenta atingir uma meta (um aluno que é ...
Resposta. Resposta: Jogos Competitivos têm como principal finalidade estimular a competição entre os participantes. Porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, mas sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.
Resposta: A diferença principal entre jogos competitivos e cooperativos é que nos jogos cooperativos todo mundo coopera e todos ganham e estes jogos eliminam o medo e o sentimento de fracasso.
Os Jogos Cooperativos são para unir as pessoas, para se divertir, ganhar a confiança de si mesmo e dos outros, é fazer amizades e gastar energia. Os Jogos Competitivos tem como objetivo estimular a competição entre os participantes, mas alertando o lado educativo, ensinado que o principal não é ganhar, mas competir.
Que os jogos cooperativos são aqueles que as pessoas se ajudam. ... Já os jogos competitivos são aqueles em que as pessoas não se ajudam, ou seja, é cada um por si.
Um jogo competitivo é um onde pessoas individualmente se enfrentam ou grupos se enfrentam, cooperativo é um tipo de jogo onde as pessoas se ajudam para todas juntas conquistar um só objetivo.