Podemos afirmar que os furacões e os tornados são fenômenos naturais, e são todos denominados ciclones, embora os furacões tenham impactos menores que os tornados, menores velocidades, mas durações maiores. Eles ocorrem com maior frequência no Atlântico tropical Norte e ainda no Pacífico Tropical.
Tufões, furacões ou ciclones são, essencialmente, o mesmo fenômeno meteorológico: uma tempestade giratória intensa causada pela queda da pressão atmosférica em uma área significativamente menor e sua temperatura ligeiramente maior do que as áreas que a circundam.
Ciclone: todo vento violento – tornado, tufão ou furacão – é um ciclone. Aparece quando uma grande área de baixa pressão atmosférica aparece na superfície. Aí o ar se movimenta rápido para lá, gerando ventos convergentes. ... Furacão: tem diâmetro de centenas de quilômetros e se forma sobre o oceano tropical.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), os ciclones surgem normalmente nos oceanos, podendo durar vários dias e percorrer um longo caminho, com bastante intensidade.
A diferença entre tornado e furacão encontra-se na intensidade, velocidade e área de abrangência. Em sentido figurado, podemos imaginar os furacões como grandões e “lentos”, enquanto os tornados seriam menores e mais rápidos.
O rastro de 151 a 235 mi (243 a 378 km) deixado pelo fenômeno foi o maior já registrado no mundo, atravessando do sudeste do Missouri, através do sul do Illinois, até o sudoeste de Indiana.
Os 5 furacões mais mortais da história
500 km/h
511 km/h
Classificação
108 km/h
Para ser classificado como um furacão, um ciclone tropical deve ter ventos sustentados de no máximo um minuto de pelo menos 119 km/h (33 m/s; 64 kn; 74 mph) (Categoria 1) A classificação mais alta na escala, Categoria 5, consiste em tempestades com ventos sustentados acima de 251 km/h (70 m/s; 136 kn; 156 mph).
A escala Saffir-Simpson vai de 1 a 5 e mede a intensidade dos ventos dos furacões, classificados por categorias. ... A categoria é estimada através da velocidade do vento mantida durante 1 minuto, daí a expressão "ventos sustentados", bastante usada quando o assunto são os furacões.
O vórtice polar é um fenômeno climático que ocorre o tempo todo: são ciclones que se formam nos polos, na região da média e da alta troposfera (região mais baixa da atmosfera) e da estratosfera. ... Esses ciclones permanentes ficam mais fortes e mais amplos durante o inverno, perdendo força no verão.
Os ciclones são tempestades em forma de redemoinho. São formados por grandes quantidades de ar e água que se deslocam em movimentos giratórios muito rapidamente. São formados nos oceanos em regiões tropicais (onde a água é mais quente). Furacão, tufão e tornado são tipos de ciclone.
Os principais impactos destrutuivos incluem chuva pesada, fortes ventos, grandes marés ciclônicas no momento do landfall e até mesmo tornados. ... Após a passagem do ciclone, a devastação continua.