Os altos índices de pessoas em busca de serviço gerou um novo conceito no mercado de trabalho: o de trabalhabilidade. Trata-se da capacidade de gerar renda a partir de talentos pessoais, independente do vínculo com carteira assinada que este profissional possua.
A trabalhabilidade refere-se à capacidade de gerar trabalho, mais além do emprego. ... A trabalhabilidade amplia o conceito de empregabilidade para outras fontes de renda e possibilidades de trabalho, porque o emprego tem limitações e não deve ser encarado como única opção.
Tornam-se, assim, em empreendedores. Enquanto o investimento em empregabilidade aumenta as chances de entrar e se manter no mercado de trabalho, por meio do desenvolvimento de competências específicas, a trabalhabilidade vai exigir do profissional uma avaliação ainda mais profunda.
A característica principal da trabalhabilidade é, nesse sentido, a capacidade de entender como as competências pessoais do indivíduo podem ser aprimoradas e transformadas em soluções que despertam o interesse do mercado.
Especialista dá 3 dicas para desenvolver Trabalhabilidade
O conceito, surgido na virada do milênio, se refere ao desenvolvimento do potencial individual de geração de renda. Isso se dá a partir do aprimoramento de habilidades e competências específicas, convertidas em ativos e diferenciais a serviço do mercado.
A empregabilidade é um conceito que visa moldar profissionais para o mercado de trabalho, enquanto a trabalhabilidade molda profissionais para a geração de trabalho e renda a partir da criatividade e da inovação.
O pilar central da trabalhabilidade é a capacidade de se adaptar para gerar renda a partir de habilidades pessoais. Não se trata de estar empregado, mas da capacidade de gerar receita. Ou seja, é hora de mostrar seus hobbies para o mundo, empreender para obter ganhos a partir deles.
Estudar temas relacionados a Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade relaciona-se com a aquisição de conhecimento sobre as condições atuais do mercado de trabalho e as tendências futuras, envolvendo reflexões e questionamentos quanto ao momento histórico que vivemos.
Tem como objetivo estimular as relações humanas de estima, confiança, aceitação e imagem.
Desenvolvimento profissional está relacionando ao aumento dos conhecimentos e aprimoramento da carreira, enquanto desenvolvimento pessoal se refere ao crescimento como um todo.
Neste artigo, reunimos algumas dicas importantes para ajudar você a melhorar o desempenho profissional. Continue a leitura e entenda como colocar em prática na sua rotina....
O coach tem como principal atividade ajudar no desenvolvimento humano do seu cliente, também chamado de coachee. ... Para que ele seja capaz de potencializar ao máximo suas habilidades em determinada área ou situação da vida.
Coaching Pessoal: processo que visa dar suporte em aspectos profissionais, mas que tem sua metodologia focada nas realizações pessoais do indivíduo.
O Propósito do Coaching Pessoal, é ajudar os indivíduos a pensarem de forma sistêmica, a compreenderem melhor a si mesmos e a redefinirem objetivos alinhados a seus valores pessoais e a seu propósito de vida e, a partir de então, proporcionar o autoconhecimento desenvolvimento do ser humano, em suas mais variadas ...
A função do coach é fazer de tudo para promover o desenvolvimento de seu cliente. Para que ele termine o processo sentindo que evoluiu, que se tornou uma pessoa e/ou profissional melhor. ... Feito isso, o coachee verá que o coaching serve para que ele, em primeiro lugar, se conheça melhor.