A Sociolinguística tem por objeto de estudo os padrões de comportamento linguistico observáveis dentro de uma comunidade de fala e os formaliza analiticamente através de um sistema heterogêneo, constituído por unidades e regras variáveis. ... Daí ser a Sociolinguística Variacionista também denominada de Teoria da Variação.
E a sociolinguística é exatamente isso: uma vertente, que estuda as relações entre a língua e a sociedade. ... Entre outros aspectos, a sociolinguística estuda a maneira como nos entendemos, independentemente de sabermos quando usar ou não a famigerada crase.
A mudança linguística se diferencia da variação linguística. Na mudança linguística, as modificações são diacrônicas - e, portanto, são objeto de estudo da linguística histórica. Já as variações linguísticas são sincrônicas e constituem o objeto de análise da sociolinguística, entre outras disciplinas.
A importância da sociolinguística no campo educacional e no ensino de Língua Portuguesa ajuda a perceber as diferentes realidades linguísticas que existem no âmbito social. Nesse espaço social encontra-se a escola e o local de convivência de cada indivíduo.
Já Labov (1972) afirma que uma comunidade de fala é aquela que compartilha normas e 'atitudes' sociais perante uma língua ou variedade linguística. ... Dessa forma, Labov garante homogeneidade no seu objeto de estudo – a comunidade de fala –, e não na língua, que é um sistema heterogêneo.
[ Linguística ] Variedade de uma língua própria de um indivíduo. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: idioleto. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: idiolecto.
O fortalecimento da linguística moderna e do caráter científico do estudo da linguagem. ... 7a Questão (Ref.: Qual suposição não pode ser identificada com a corrente estruturalista norte-americana: A descrição linguística deve começar pelas unidades mais simples.
O estruturalismo é um método de análise científica das ciências humanas e sociais que ganhou espaço na psicologia, na linguística, na sociologia, na antropologia e na filosofia no século XX. ... O linguista Ferdinand Saussure foi o “pai” do estruturalismo, introduzindo-o na linguística.
Principais características do estruturalismo: - Ruptura intelectual com o tradicionalismo. - Metodologia que visa compreender os elementos culturais, através de suas relações com um sistema mais abrangente.
Dentre os pensadores estruturalistas pode-se citar : Max Weber, Robert K. Merton, Philip Selznick, Alvin Gouldner, Amitai Etzioni e Peter M.
A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese delas, inspirando-se na abordagem de Max Weber.
O método estrutural propõe-se identificar a estrutura comum a diferentes formas sociais e culturais. ... O estruturalismo, que define a estrutura como uma construção do pensamento, recrimina o funcionalismo pelo "realismo" que reconhece à função e pela ideia de que toda a sociedade é explicável a partir das funções.
A partir da análise estruturalista, uma língua natural pode ser analisada por quatro pontos de vista diferentes: do ponto de vista da fonologia (estudo das unidades sonoras), da sintaxe (estudo da estrutura das frases), da morfologia (estudo da forma das palavras) e da semântica (estudo dos significados).