Suas principais contribuições foram referentes à chamada racionalização do trabalho, onde os colaboradores deveriam ser contratados de acordo com suas habilidades específicas. Ou seja, o estudioso propôs então a chamada divisão do trabalho e funções, baseando-se nas aptidões dos colaboradores.
Uso de instrumentos, como a régua de cálculo para economizar tempo. Fichas de procedimentos para cada serviço. Premiação de operários pela eficiência e produtividade. Métodos de classificação de materiais e produtos manufaturados.
Elton Mayo era um psicólogo, professor e pesquisador australiano, cujo legado é reconhecido por suas contribuições no campo da sociologia industrial nos Estados Unidos na primeira metade do século XX. ... Esse psicólogo promoveu a ideia de que boas relações de trabalho são mais motivadoras do que incentivos econômicos.
A teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne. Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática e quando as ciências humanas influenciaram as organizações.
Promover melhores condições de trabalho para os operários nas fábricas. O estudo de Hawthorne, que deram origem à Escola das Relações Humanas, tinha como principal objetivo o desenvolvimento de um ambiente organizacional mais positivo aos colaboradores.
A conclusão (que ficou conhecida como experiência de Hawthorne) é que o aumento da produtividade não estava relacionado com a intensidade da luz, mas sim com a atenção que estava sendo dada às pessoas.