Comenius
Nesse século XVII, com o trabalho de Comênio, a Didática começa de forma sistematizada os estudos e pesquisas procurando formas específicas de ensinar, que obtenham melhores resultados. ... Pode-se observar que, desde o início mesmo o ensino deve ter uma finalidade educativa, o que não quer dizer que é a educação em si.
Comênio
Dessa forma, o campo da didática é o ensino. Isto é, investigar as conexões entre ensino e aprendizagem para propor princípios, formas, diretrizes que são comuns e fundamentais ao ensino de todas as matérias.
A didática atua como uma ferramenta crucial para o processo de aprendizagem do indivíduo. A didática está ligada a pedagogia, onde seu principal foco é a prática do ensino através de estratégias que possibilitem um melhor entendimento do que foi desenvolvido em sala de aula.
Portanto, o objeto de estudo da Didática é o ensino, a compreensão do processo de aprendizagem, o estudo das relações entre professor, aluno e o conhecimento. ... Para Candau (1995), a Didática é uma ação de articulação entre a teoria e a prática.
Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitam a aprendizagem do aluno por parte do professor ou instrutor. É uma disciplina prática ainda que tenha como base as teorias pedagógicas que analisam os métodos mais convenientes a aplicar-se.
Fundamentos da Didática 2018 A Didática é uma disciplina do campo da Pedagogia que tem como objeto central de estudos, e de práticas, as relações entre as formas de ensino e aprendizagem e os desafios da docência na sociedade.
Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.