O desenvolvimento das atividades comerciais nas feiras foi fundamental para a introdução da moeda como base de troca (compra e venda) de mercadorias. Como as feiras passaram a exercer o intercâmbio entre os diferentes lugares do continente europeu e do mundo, diferentes moedas eram utilizadas nas negociações.
O renascimento urbano foi resultado direto do aumento populacional decorrente do aumento da produção de alimentos, e também da melhoria no clima nos séculos X e XI. O aumento populacional e a existência de um quadro social de grande opressão, a servidão, levavam muitos camponeses a fugirem das suas terras.
Resposta. Resposta: O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
03. O que motivou o renascimento urbano na Baixa Idade Média? O renascimento urbano na Baixa Idade Média foi motivado pelo renascimento do comércio e pelas transformações do sistema feudal, no século XI. ... A camada social marcante da sociedade medieval era a burguesia, formada pelos comerciantes e artesãos.
No feudalismo houve o êxodo urbano (saída em direção ao campo), quando o sistema entrou em crise, ocorreu o movimento contrário, as pessoas saíram em direção às cidades. A crise do feudalismo também foi causada pela emancipação dos servos, que compraram sua liberdade ou fugiam para trabalhar nas cidades.
Resposta. Pois o acumulo de riquezas começou a aumentar, reinos cada vez maiores e mais poderosos, com o Rei querendo mais controle do seu reino, e as moedas de metais preciosos era ma forma de se fazer isso, fora que a servidão como vemos na Alta Idade Média já estava em decadência(troca de favores ou e escambo/troca) ...
Resposta: A grande consequência do Renascimento urbano foi o renascimento cultural, o crescimento das cidades, a formação das metrópoles e o surgimento dos primeiros estados modernos europeus, a exemplo de Portugal e Espanha.
Esse movimento teve como consequência a reaproximação do Ocidente e do Oriente, a retomada do comércio, a reabertura das rotas comerciais, além da troca de cultura entre diversos povos da África e Oriente Médio com a Europa.
Fatores Responsáveis pela Decadência da Feudalismo
A crise do feudalismo é um processo de longa duração que conta com uma série de fatores determinantes. ... Ao mesmo tempo, a ampliação do consumo de gêneros manufaturados e especiarias, e a crise agrícola dos feudos trouxeram o fim do equilíbrio no acordo estabelecido entre servos e senhores feudais.
Entre essas inovações, podemos citar a rotação dos solos cultivados e o arroteamento (preparação do solo), que permitiu ampliar os campos cultivados. Com isso, houve um aumento na produção agrícola e um aumento populacional. O aumento na produção criou um excedente agrícola que incentivou o aumento do comércio.
Explicação: qual problema que a burguesia tinha em relação ás moedas? RESPOSTA: as propriedades feudais apresentavam um número de consumidores restrito que poderia absorver as mercadorias das cidades. Além disso, vemos que a burguesia não tinha condições de se expandir tendo em vista a falta de moedas.
A Peste Negra afetou a Europa ao longo do século XIV e resultou na morte de 1/3 da população europeia. A crise do século XIV ainda foi atingida pela catástrofe que foi a Peste Negra. ... Essas guerras trouxeram o aumento do número de mortos, o que reduziu mais ainda a produção agrícola e contribuiu para a difusão da peste.
A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal. ... Como conseqüência, a fome voltou a perturbar os camponeses, favorecendo o alastramento de epidemias e trazendo a mortalidade da população.
O comércio deixou de se movimentar na baixa idade media porque após a queda do Império Romano as moedas saíram de circulação da Europa ocidental, e quando entrou a idade média o sistema econômico tornou-se de subsistência, ou seja, foi o sistema feudal.
Com a diminuição dos trabalhadores rurais, os senhores feudais tiveram que mexer nas obrigações dos servos, amenizando os impostos e taxas. Em alguns feudos, chegaram a oferecer pequenas remunerações para os servos.