A arcada dentária é composta por 32 dentes, cada um possui três camadas. A primeira camada do dente é o esmalte, rico em sais minerais. A segunda camada é a dentina, mais sensível e porosa. A terceira camada é a polpa do dente, rica em nervos e vasos sanguíneos.
Os dentes são compostos de diferentes camadas – esmalte, dentina, polpa e cimento. O esmalte, que é a substância mais dura do corpo, fica do lado de fora do dente. A segunda camada é a dentina, que é mais macia que o esmalte, e a camada mais profunda do dente é a polpa, que consiste em nervos e vasos sanguíneos.
Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.
Por vezes, o siso fica como um dente incluso ou semi-incluso. Isto ocorre quando não se verifica a natural erupção do siso, ficando o dente impactado e torto, ou mesmo retido dentro do osso maxilar.
O tratamento de canal pode ser feito em qualquer dente e normalmente é feito no siso quando este está em função e bem posicionado ou quando o siso servirá de apoio para uma prótese.
Por que temos dentes sisos? Na época pré-histórica, os humanos tinham mandíbulas enormes (e fortes) e esses dentes ajudavam na mastigação de alimentos duros, como carne crua e plantas. Então, os terceiros molares eram necessários e tinham bastante espaço para erupcionar.
Os dentistas geralmente indicam sua retirada porque ele pode não ter espaço suficiente para crescer dentro da boca, pressionando os outros dentes, ou pois pode estar incluso, quando permanece retido totalmente ou parcialmente no interior dos maxilares.